Colunistas

Publicado: Sábado, 27 de setembro de 2008

Turismo e Meio Ambiente: juntos para sempre!

Crédito: Banco de Imagens Turismo e Meio Ambiente: juntos para sempre!
Turismo e Aquecimento Global: um afeta o outro
A sustentabilidade do planeta tornou-se essencial por se tratar de uma questão de sobrevivência. Não há hoje nenhum setor da economia que fique fora desse tema. Empresas, escolas, ongs, poder público e outros segmentos como construção e turismo não podem mais adiar esta questão: a ação afeta. Para melhor ou para pior.
 
Mudanças climáticas, lixo, reciclagem, consumo, energia, mobilidade, e tudo o que envolve a qualidade de vida do nosso planeta são tão importantes como o ar que respiramos (que certamente é impactado por nossas ações).
 
Não é por acaso que o tema escolhido pela OMT (Organização Mundial do Turismo) para comemorar em 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo tenha sido “Mudanças climáticas: o Turismo em busca da ecoeficiência”. Afinal, o turismo é claramente responsável pelo aquecimento global e ao mesmo tempo é extremamente afetado por ele.
 
Assim, como o Dia Mundial do Turismo, há o Dia do Planeta Terra, Dia Mundial da Água , Dia do Índio, Dia da Árvore e tantas outras comemorações. O objetivo é apenas um: conscientizar as pessoas para mudar atitudes. Fazê-las “cair na real”, percebendo que aquilo que fazem, embora seja uma pequena gota no oceano, é importante para melhorar (ou piorar) a qualidade de vida dos seus filhos, netos e bisnetos. Mas não é só isso, pois a mudança vai muito além de nosso pequeno círculo familiar. Tem relação direta com a fauna e a flora, com a água que dá vida, com o ar que preenche os pulmões da terra. Tudo está interligado com tudo.
 
Ter no Dia Mundial do Turismo o tema relacionado à sustentabilidade do planeta mostra que não há mais como separar setores, dividir os povos, segmentar tribos. Tudo é vida. E por ser vida, precisa de ar, de água, de terra e de beleza. Por ser vida, sente, sofre, ama e merece. Por ser vida, é igual a você, a ele, a nós.
 
Que possamos – toda a humanidade - acordar para esse novo mundo que se descortina e bate à nossa porta! Que a cada amanhecer, o universo nos dê a oportunidade de aprender um pouquinho mais sobre respeito, conexão, atitude e amor.
 
Que os negócios prosperem apoiados em estratégias efetivamente sustentáveis, com uma visão coletiva que estimule ações individuais de mudança.
 
Que o poder público aprenda o quanto pode fazer pela humanidade, muito mais do que por si mesmo. Que a ganância perca a graça, que a guerra perca a força, que a mentira perca as pernas.  
 
Precisamos urgentemente disso. Enquanto eu viver, continuarei acreditando que é possível.
 
Comentários