Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 20 de junho de 2003

TURISMO, COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: UM NÃO VIVE SEM O OUTRO

A Educação não tem como objeto maior o aperfeiçoamento da comunicação entre as pessoas, o que gera o desenvolvimento? Qual seria a razão de uma pessoa estudar, aprender a escrever bem, a falar bem, aprender a ouvir, a se expressar de forma correta em cada ocasião, a ter um comportamento adequado em cada ambiente, se não houvesse um objetivo a ser alcançado?
    Este objetivo final outra coisa não é, senão o aperfeiçoamento das relações humanas em um sentido amplo, ou seja, o desenvolvimento global, com reflexos na nossa relação com o Universo que, a cada dia mais, passa a fazer parte de nosso cotidiano.
    Mas por quê este tipo de abertura em um artigo que pretende falar de Turismo, em primeiro lugar?
    Quais os tipos de Turismo que nós temos? Entre outros, temos o Turismo voltado para o lazer, para o descanso, que atrai pessoas para as praias, para os hotéis-fazenda, para cidades balneárias, entre outras ; temos o Turismo Ecológico, que leva pessoas para Cabreúva, ao Pantanal, ou ao Amazonas, por exemplo; o Turismo Histórico ou Pitoresco, que atrai pessoas para cidades históricas, como Itu, Porto Feliz, Salto, ou Ouro Preto; o Turismo de Negócios que, hoje, só em São Paulo, movimenta milhões de dólares ( ou euros, ou pounds ); temos o Turismo voltado para a Saúde, que leva milhares de pessoas às centenas e centenas de SPAs espalhados pelo Estado de São Paulo. E por aí vai.
    Pois bem, esses milhões de Seres Humanos que se movimentam pra lá e pra cá, numa dança maravilhosa e sem fim, que só acelera o ritmo, precisam se comunicar, precisam ser compreendidos em seus sonhos, em seus desejos, em suas buscas. São homens, mulheres, crianças, jovens, adultos, que se expressam nas mais diferentes línguas e das mais diferentes maneiras, de acordo com sua Educação, de acordo com sua Cultura, de acordo com o Meio no qual foram criados.
    Para que possam ser compreendidos, as pessoas que os recebem, as pessoas responsáveis pelo Turismo, nos quatro cantos da Terra, precisam estar preparadas Culturalmente, precisam estar se aperfeiçoando na mesma velocidade em que cresce este Mercado, precisam sair de si mesmas e olhar para o Turista, para as oportunidades de Desenvolvimento que eles representam. Precisam compreender que não basta a formação regular, há que haver a Mudança de Paradigma, a mudança da idéia de que "o Turista traz dinheiro" para a compreensão de que " O TURISTA TRAZ DESENVOLVIMENTO", gera não só o crescimento físico, mas o crescimento Cultural, o nosso crescimento como Seres Humanos, pois traz na bagagem, além de roupas e apetrechos, uma História de Vida, a História das lutas e das conquistas de suas Famílias, de seu Povo, do meio em que foi Educado.
    E nós precisamos estar preparados para aproveitar ao máximo esses ensinamentos.
Comentários