Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de junho de 2018

Tic-tac ansiedade

Tic-tac ansiedade

Provavelmente você já deve ter se sentindo ansioso em algum ou vários momentos no decorrer da vida, aqueles momentos que te faz pensar mil coisas por não saber o que virá a seguir. Antes de realizar uma prova ou teste, aguardando um telefonema, na sala de espera para uma entrevista de trabalho, antes de uma importante viagem, nas horas que antecedem aquela conversa complexa com o namorado (a), chefe, e em muitas outras situações cotidianas. É importante saber que você não está sofrendo sozinho (a), os dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde apontam que o Brasil é o país com maior índice de ansiedade no mundo, 9,3 % da população brasileira é afetada e tende a crescer se medidas não forem tomadas.

Mas afinal o que é ansiedade?

Para entender é importante saber que há diferença entre estar com medo e estar ansioso. Temos medo de algo, quando este algo é conhecido, um exemplo claro seria quando você está fazendo manutenção na rede elétrica sem desligar a energia e teme tomar choque por ter ciência dos danos e riscos, podendo assim escolher continuar a manutenção ou inicia-la somente depois de desarmar o disjuntor para poder realizar a tarefa com tranquilidade e segurança, ou seja conhece-se o motivo de um provável dano e teme-se por isso, e prevalece a possibilidade de escolha. Já a ansiedade é sentida quando não se sabe o que está por vir após uma determinada situação, não é sabido se haverá danos ou não, se o resultado será positivo ou negativo, e isso gera em nós expectativa, pois não temos como prever algo, nos limitando a expectadores sem possibilidade de escolhas, pois sempre dependerá de decisões de outras pessoas ou de fatores que fogem ao nosso alcance. Um bom exemplo é quando você vai a uma entrevista de emprego e mesmo tendo se portado de maneira satisfatória e respondido a tudo com clareza e convicção o entrevistador diz que há mais candidatos e que lhe retornará para informar se foi selecionado ou não para o cargo. Essa dependência da tomada de decisão de outra pessoa, o não saber como o outro irá se posicionar diante de você pode causar ansiedade. Quantas vezes alguém nos manda uma mensagem dizendo, “precisamos conversar”, e não saber o motivo da conversa nos corrói durante todo o dia até que chegue a hora do diálogo acontecer?

Pois é justamente isso que gera toda essa ansiedade, a falta do saber do que está por vir, a falta de qualquer controle sobre a situação e a impossibilidade de escolhas por não conhecer o objeto ou motivo do temor. O curioso é que em inúmeras situações o que realmente acontece pode gerar prazer e satisfação, como ser selecionado para um cargo ou receber uma boa noticia de alguém que também mal podia esperar para lhe contar as boas novas e você percebe que sofreu à toa. Porém um pouco de ansiedade é comum e saudável, é normal sentir- se ansioso antes de apresentar um trabalho ou projeto, antes de ir ao médico, de dirigir pela primeira vez.

 Mas quando a ansiedade se torna patologia (doença)? Quando interfere no cotidiano, impossibilitando o seguimento das rotinas diárias e isso é observável através dos sintomas apresentados.

Sintomas mais comuns da ansiedade são:

· Gastrite

· Tremedeira

· Tontura

· Falta de ar

· Sensação de desmaio

· Dores de barriga (diarreia)

· Dificuldade de concentração

· Insônia

· Roer unhas

· Morder lábios

· Estalar dedos constantemente

A prática psicanalítica possibilita à você, que sofre de ansiedade, saber lidar com suas expectativas pensando de forma mais elaborada diante do desconhecido e compreenda como o próprio corpo e mente se manifestam quando essas situações se apresentam, podendo assim agir e reagir melhor independente do futuro, pois desse jamais teremos algum controle. Não é com a novidade que devemos nos preocupar mas sim em como lidamos e aceitamos as novidades sem sofrer com elas. E esse é o principal convite que a Psicanálise faz, ela o convida a ter um encontro com você mesmo, e reconhecendo a ti mesmo saberá como lidar com qualquer situação.

São muitos as práticas e métodos que a Psicanálise oferece para ajudar você que já não aguenta mais sofrer com esses sintomas e deseja melhorar sua qualidade de vida, não deixe para depois, comece a cuidar de você agora, para que o futuro não seja um incômodo.

 

Comentários