Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 1 de maio de 2002

Tempo é dinheiro

As aventuras e desventuras na busca de otimizar o tempo
   
   Quero compartilhar, com vocês, minhas questões quanto ao titulo acima (Time is Money). Desde os recursos para otimizar tempo e dinheiro até um aspecto mais filosófico da questão. Com o desenvolvimento da tecnologia da informação temos a tendência a acreditar que a otimização do tempo é o primeiro benefício. Pessoalmente percebo que a minha vida mudou mas não tenho certeza que o meu tempo está otimizado ou que "tenho" mais tempo. Em primeiro lugar só ando com o meu Laptop (abandonei o Desktop) com isso consigo trabalhar em qualquer lugar. Dentro dele tenho todas as ferramentas que facilitam meu dia a dia, além de uma pequena infraestrutura de lazer (falarei mais adiante). Estou escrevendo esse artigo ditando para um software de reconhecimento de voz (Via Voice) que já está num bom estagio de "utilizabilidade". Isso me permite uma certa liberdade para me inspirar ao mesmo tempo em que torna minha linguagem menos formal. Os Palm's (PDA) estão se sofisticando de tal maneira que parece lógico que substituirão os telefones celulares e algumas funções básicas do computador (e-mail, texto por voz, jogos, fotos, etc.). Os celulares, por sua vez, estão migrando para as funções dos palm's e prometem maior conectividade (o que existe hoje é muito pobre). Temos ainda o GPS que está se incorporando em vários equipamentos de informação. Para finalizar o elenco de facilitadores temos os captadores de mídia (texto, som, foto, vídeo e imagens). Cada vez menores, integrados e com funções múltiplas. Para se aprofundar um pouco mais nesses "gadgets" vale a pena visitar a página, www.fastcompany.com/online/resources/multimed.html , da Fast Company. Quem quiser dar uma espiada no futuro leia o artigo sobre Realidade Aumentada na Popular Science http://www.popsci.com/popsci/computers/article/0,12543,190327,00.html (desculpem o tamanho do endereço).
    Como está meu dia a dia em função de tudo isso? Tenho mais tempo? Estou economizando dinheiro? A minha resposta é sim e não. Sim para toda forma de comunicação que existia antes e não para as novas "obrigações" digitais. A partir de agora precisamos desenvolver capacidades para gerenciar o nosso tempo no e-mail, no maior numero de tarefas que acabamos por pegar, para a família, lazer, namorar e principalmente para nós mesmos.
    Vou dar um exemplo prático: adoro fotografia (como hobby) e procurei aos poucos migrar para o formato digital. Acabo de comprar minha terceira câmera e percebi que ganhei tempo e dinheiro nessa operação. As duas primeiras vezes, pesquisei profundamente para encontrar uma câmera que se adequasse ao meu uso. Comprei varias revistas especializadas, entrei em muitos (muitos) sites e perguntei a opinião de amigos e profissionais da área. Assim que comprei a câmera (nos dois primeiros casos) percebi que faltavam alguns "features" fundamentais. Nessa última vez, estava completamente sem tempo, entrei na B&H em Nova York e perguntei o que recomendavam na faixa dos US$ 500. Puseram na mesa uma Sony MVC- FD92, apenas para "desencargo" de consciência perguntei as diferenças da logo acima e da logo abaixo. Levei a câmera sem ter feito qualquer pesquisa anterior e estou muito... muito satisfeito. Moral da história, a Nova Economia está baseada em velocidade e quanto mais cedo aprendermos a "largar" o nosso "default" de procurar obsessivamente a "perfeição" em tudo que fazemos teremos tempo de fotografar um mundo melhor para nós.
    Voltando a câmera digital, aconselho todos vocês a começarem desde já a fotografar em formato digital. Não olhem como estão agora as impressoras (apesar de já ter uma certa qualidade) ou os softwares de arquivamento ou até mesmo o peso do arquivo para enviar ou colocar na página. Tudo isso vai embora e teremos uma enorme facilidade nessa área. A grande vantagem da fpto digital é que você pode tirar foto de tudo a qualquer momento sem se preocupar com o custo da revelação. As minhas melhores fotos são aquelas que eu não teria tirado com uma câmera normal. Lembrem-se estou falando do ponto de vista amador.
   Só para finalizar com a parte mais filosófica da questão, percebi recentemente que a frase "tempo é dinheiro" é literal. Ou seja a maneira como lidamos com o tempo é a mesma com a qual lidamos com o dinheiro e vice versa. Essa é para pensar...
Comentários