Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tangidos como gado

Tangidos como gado
Domínio público

Tanger significa direcionar pessoas ou animais. Boiadeiros com auxílio de cavalos e cães tangem o gado no pasto.  No passado, povos eram conduzidos para a cidade de Tanger , no Marrocos  – daí o termo - para efetuarem seus negócios.

Hoje em dia a humanidade é tangida como animais e, tal como eles, não se dá conta da ação. Na verdade sempre foi assim. O novo é que há ferramentas que possibilitam minimizar – quem sabe impedir – a inconsciência coletiva que leva à condução.

Os seres humanos são tangidos, quando consideram natural mastigar alimentos ininterruptamente, como coelhos, esquilos ou coalas. Aparentemente ruminam. Do ultrapassado chicletes, mastiga-se salgadinhos, bolachas e doces – todos bem gordurosos – além de barrinhas de cereais e congêneres, dia e noite.

Tornou-se impossível ir a uma sessão de cinema de apenas duas horas, sem acreditar firmemente que a platéia será acometida por uma desidratação galopante ou por uma desnutrição crônica, se não houver alimentos. Baldes de pipoca e chocolates - mais águas e refrigerantes são carreados sala à dentro.

Assistir à TV só acompanhado de alimentos e bebidas. O hábito incentivado por pais condescendentes levou ao consumo de almoços e jantares na frente da telinha, na companhia deles mesmos, é claro.

Ao longo da refeição, o bombardeio alimentício continua, com sugestões de novas guloseimas com poderes extraordinários, ou de cápsulas que complementam aquilo que deveria ser ingerido e, de fato, não foi – as frutas, legumes, verduras, feijões, arroz etc.

Para completar, os comerciais anunciam comprimidos para a digestão ou, inacreditavelmente, para que o indivíduo entupido por tanta porcaria vá ao banheiro.

Recentemente uma receita  de saúde da água “X”, garantia que o consumo diário de uma certa quantidade do líquido daquela marca, resultaria na adequada eliminação de xixi, evitando os inchaços provocados pela sua retenção. A água do filtro de casa faz o mesmo efeito, quando sua ingestão é lembrada.

Difícil acreditar que essa humanidade com tanto acesso à informação, seja tangida para um único caminho: mastigar, engolir, mastigar, engolir e tomar remédios, para que um organismo tão perfeito quanto o humano execute suas funções básicas. 

- Hoje em dia é assim - dizem os “modernos”.

- Sim, é mesmo. Por isso a obesidade ganhou o estatus de doença, e uma enorme parcela da população – que inclui as crianças – está obesa.

Melhor faz o gado do pasto. Por ser considerado irracional, vai para onde o tangem sem questionar.

Comentários