Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SWUma proposta nova

SWUma proposta nova
Mais que música e festa, é conscientização

Conversando com as pessoas sobre o Festival SWU (SWU Music, Arts & Festival), sinto um pouco de desconfiança no ar. Coisa de cidade quatrocentona, talvez. Os ituanos têm algum gene mineiro, estão sempre um tanto desconfiados. Nada que lhes tire a simpatia e a cordialidade. Na verdade, creio que seja uma espécie de trauma coletivo devido à realização de eventos gigantes em anos anteriores, trazendo barulho, sujeira e bagunça para cá.

Basta uma rápida pesquisa no site do Starts With You (Começa com Você) para perceber que existe ali uma proposta diferente. Uma idéia que busca unir pessoas que não se conformam com a passividade diante dos grandes problemas do mundo moderno. O objetivo é acreditar no trabalho de formiga: cada um fazendo sua parte e todos agindo por uma mesma causa.

Movimentos assim não devem ser desacreditados por aquela desconfiança inicial. Ao contrário, necessitam ser cada vez mais incentivados. Basta conferir o noticiário cotidiano para sabermos que há muito o que ser feito no sentido de melhorar nosso planeta, nosso país, nossa cidade, nosso bairro. É isso ou continuar vendo o mundo pegar fogo, lidar com tsunamis, assistir o derretimento dos pólos, etc.

Quem for ao Festival SWU não irá apenas acompanhar grandes nomes da música nacional e internacional, divertir-se com a galera ao som de renomados DJ’s. Os que participarem serão apresentados a novas propostas de sustentabilidade, a partir da ação pessoal. Às vezes não sabemos o que fazer para melhorar o mundo. Mas já sabemos o que não fazer: ficar parados vendo a banda passar.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários

Visão de Mundo

Salathiel de Souza

Salathiel de Souza

Jornalista, professor e teólogo, iniciou carreira em 1996. Membro da Academia Ituana de Letras, é diácono transitório na Diocese de Jundiaí (SP) e autor de "Tudo Pela Missão! - Minha Experiência Missionária em Roraima".

Arquivo