Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sua casa com a sua cara

Crédito: goglee Sua casa com a sua cara
Esqueça a vaidade da ostentação, ou modismo.

Se a casa tem papel fundamental na alegria de viver, de sentir-se aconchegado qual é o sentido de buscar na vitrine da loja o pacote completo do contentamento? Mais sensato é recorrer à alma da casa, e de quem vive nela, para decorá-la com legitimidade.

Muitas pessoas às vezes teimam em levar para casa o sonho que se vende na loja, nas revistas de decoração – seja o móvel, o objeto decorativo, a cor da parede, a TV para lá de moderna ou um determinado piso.

No entanto, depois de tudo pronto, as escolhas podem não fazer sentido nenhum, tudo fica com a cara de outra casa de outras pessoas, já reparam nisso??

Pois é, adotar o que está na moda simplesmente porque é moda ou a tendência do momento sem que caia bem ao seu estilo ou modo de vida é quase atropelar a própria personalidade.

A mesma sensação se aplica a uma casa que esta sempre no mesmo jeito, que nunca as coisas mudam de lugar.

Pensando exatamente nisso, é que desta vez resolvi seguir minha intuição e deixar a minha casa verdadeiramente com a minha cara.

Hoje como passo a maior parte do tempo em casa, minhas manhas são despidas de despertador, ferro de passar, batom, carro, metrô...  Levo três segundos para chegar ao trabalho – basta levantar da cama, me alojar na frente ao computador ou continuar algum trabalho artístico ou projeto que comecei no dia anterior.

Minha mesa de refeições pode ser usada para reuniões de trabalho ou de amigos, minha casa é refugio, local de trabalho e em dois minutos tudo pode se transformar, dependendo da ocasião.

Em vez de roupas de trabalho, ou móveis de grife meu gasto principal é com velas aromáticas, perfumes para a casa, flores frescas, CDs, incensos... Um luxo. A desvantagem? É conseguir manter a disciplina. Afinal, do lado de fora da minha porta tem uma cidade chamada São Paulo, a matéria prima do meu trabalho.

Instalei tomadas para conexões de TV por assinatura, internet em todos os cantos possíveis para que eu possa mudar as coisas de lugar sempre que enjoar é um saco essa coisa de não poder virar as coisas de lugar por causa de tomadas - Menos no meu quarto, não gosto de equipamentos eletrônicos por lá eles interferem na energia entre essas quatro paredes.

Minhas Dicas:

- Ponha a banheira se esse for seu sonho e não o melhor piso!
- Não hesite em exibir objetos pessoais que contam sua história e criam uma relação entre você e sua casa.
- Abra mão do que não usa mais, mesmo que seja uma peça importante em algum momento da sua vida! Acredite, tem alguém que precisa de fato dela! Seria importante agora, para essa pessoa e até para você, reciclar seu espaço.
- Faça sua casa com a sua cara, esqueça a vaidade da ostentação, ou -- pior ainda -- o modismo.

Cara e casa bem alegre, confortável e acolhedora... Isso sim é fundamental!

Alcançar o bem-estar em casa envolve perceber valores que ultrapassam tendências de decoração, vontade de mudar, liberdade de decorar com humor, histórias de família e, sobretudo estilo próprio.

Comentários