Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 2 de junho de 2017

"Sorria você está sendo filmado"

Já algum tempo que venho me deparando com esses cartazes em algumas situações e, resolvi ficar observando as reações das pessoas ao ler o cartaz.

Vi olhares tensos e carregados que, ao deparar com a mensagem do título acima, transformavam-se em olhares alegres, brilhantes, tímidos, acanhados e desconfiados...

Que interessante! Como que um simples toque nos permite mudar a nossa expressão facial. Pense um pouco, em quantas vezes se sentiu incomodada com o rumo de uma conversa e de todas as maneiras evitou olhar o seu interlocutor.

Pensou?

Sempre que possível, olhe a outra pessoa nos olhos durante uma conversa. Acredite isso é mais do que um sinal de atenção.

O contato visual estimula a memória. Se os olhos não se encontram, o cérebro registra apenas 20 por cento da conversa. Isso, porque, quando encaramos o outro, ficamos mais concentrados no diálogo e captamos expressões faciais do interlocutor.

Agora tente imaginar, o peso causado por algum desgosto ou  sofrimento, causado por essas emoções, cada vez que se sentir magoada, ofendida... Enquanto a mágoa fica lá dentro, nas noites de insônia, é ela quem nos domina.

Todos esses sentimentos transparecem no nosso olhar que é a janela do nosso coração.

Quando algo nos magoa é como se uma mancha se instalasse dentro da gente. Se não nos livramos dela, e pior se a alimentamos cultivando a tristeza, a melancolia, o ressentimento, ela vai ficando cada vez maior. É o que nos adoece. Diante disso é preciso tirar tudo o que é ruim de dentro da gente. Como? Desabafando! Procurando um amigo. Um profissional. Diante de um ombro amigo, a mágoa abranda-se. Nosso estado de alma pode ser nítido como um espelho, mas quando deparamos com o “Sorria, você está sendo filmado”, acredite e sorria pra valer. O sorriso afasta as mágoas  e cura nossas enfermidades.

E aí você já sorriu hoje? Sorria sempre! O riso contagia. Lemos que na Alemanha há cursos para ensinar as pessoas a rir. Nós, brasileiros, se quisermos, podemos rir o ano inteiro; é nossa marca registrada.

De repente você poderá estar sendo filmado e, aí é bom que seja registrado o seu melhor sorriso.

Comentários