Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de julho de 2016

Somente isso ...

Somente isso ...

O título escolhido para a crônica de hoje, seria, de meu gosto “Duas Palavras”.

Entretanto, se a memória que a esta altura da idade vacila muito me informa, já terá acontecido de que provavelmente, lá atrás, num longínquo não sei quando, ele já fora utilizado.

Mesmo assim, prejuízo nenhum para o leitor. Pode escolher um ou outro.

Um cuidado esse, na intitulação, porque entre crônicas na sua maior parte e textos de outras finalidades, contam-se a esta altura mais de 2.000 (dois mil) trabalhos publicados na imprensa ituana.

Aquela recomendação que comecei a ouvir desde há uma década passada – a de publicar “um” livro para tantas crônicas – de algum modo dormitava já de mim para comigo. Isso há seis anos.

Ademais, duas mil publicações renderiam dez livros, no mínimo.

Vieram entanto outras ocupações, direção de empresas e associações, que forçaram deixar a ideia para mais tarde.

Mais ainda: a escolha entre dois mil trabalhos, seria a de separá-los por assunto do que redundariam capítulos. Uma edição de mero alinhamento apenas em série, perderia sentido. Mandaria o leitor do campo de futebol em 1959 para de repente ver um enfoque corajosamente político sobre as ruinosas e constantes administrações da cidade. Mistura esquisita.

Bem. Viram como se sai facilmente neste baile, da valsa para o samba?

Quis dizer lá atrás – mas as ideias se sobrepuseram – que hoje vim apresentar somente um bom dia a todos. Para que se não rompa o fio da meada. Por sinal que muito me anima – na minha teimosa periodicidade semanal – que consiga manter esse desafio até quando Deus queira. Semana a semana, a crônica que perpassara em meio século ou mais muitos pontos de acolhida, assim continue como agora, neste já tradicional e consagrado site, este do “itu.com.br”, a cujos proprietários e amáveis leitores agradeço penhoradamente.

Para voltar ao livro, finalmente no prelo, há de vir a lume com tudo quanto se publicara nos anos de 2013, 2014 e 2015, cada capítulo precedido de ligeira abertura, eis que divididos eles por temas análogos.

Tomara.

Engraçado ocorrer no fecho mas, tem tempo. O título de hoje poderia ter sido exatamente este:

Tomara.

Cronistas, almas que dançam, sobrevoam, sonham, se lastimam, elogiam o que assim mereça, em suma ... vivem.

Comentários