Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Sobre o Clero - Parte Seis

Devido ao enorme sucesso desta seqüência de artigos, lá se vai mais uma parte. Queira Deus que esta série não continue para sempre, mas quem manda o nosso clero ser tão rico em personalidades? A partir deste artigo, os comentários serão sobre aqueles dos quais tenho mais proximidade.
 
Frei Clóvis Nascimento
Que a Virgem do Carmo sempre guarde este sacerdote, sábio em suas homilias e de língua extremamente profética contra as permissividades da sociedade contemporânea. Naqueles finais de semana em que você realmente quiser escutar algo de relevante em uma pregação, não deixe de ir até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Participar da missa ali é garantia de levar inúmeras reflexões para casa. Frei Clóvis às vezes parece rígido demais em suas posições e duro demais em seus pronunciamentos. Mas a fidelidade à doutrina da Igreja e seu zelo, ninguém pode negar.
 
Padre Charles Vidal dos Santos
Quando estava para assumir a direção do Colégio Divino Salvador-Itu, logo ouvi alguns funcionários comentando: “O Padre Charles vem aí!”. Jovem e cheio de idéias, é formado em pedagogia e tem a autêntica formação salvatoriana, preocupado com a educação das crianças e jovens de hoje que irão constituir a sociedade do amanhã. Prestando também ali no Colégio o meu trabalho, em pouco tempo nos tornamos amigos, desses que contam piada um para o outro mas que sabem o momento certo de discutir coisas sérias.
 
Padre Jorge Demarchi
Não está em Itu, mas é ituano. Levado ao Seminário por Monsenhor Camilo Ferrarini, é hoje vigário na Paróquia São José Operário, em Jundiaí. Sua família é da nossa cidade e entre suas inúmeras funções na Diocese é o Editor do jornal diocesano “O Verbo”, cooordenador da Pastoral da Comunicação e da Pastoral Missionária, entre outras coisas. Especializado em Rádio e Internet, encarou com coragem a missão proposta por Dom Gil Antônio Moreira para coordenador de “O Verbo”. Tenho hoje a graça de colaborar (com o bispo, com o padre, com a Diocese) nesse que é considerado um dos melhores jornais diocesanos do país. À nossa maneira, aprendemos um com o outro e acho que no fim de tudo o que vai ficar são as recordações desse período.
 
Padre João Benedito Pires das Neves
É o atual Vigário Episcopal nas cidades de Itu e Salto, sendo nesta última o responsável pela Paróquia Cristo Rei. Pense em um sacerdote animado e alegre, inteligente e perspicaz, conhecedor das tradições da Igreja e ao mesmo tempo antenado com os desafios que a modernidade impõe aos fiéis nos dias de hoje... Esse é o Padre João Benedito. Desde que nos conhecemos a amizade cresceu e em diversas oportunidades pudemos trocar idéias e nos divertir com isso. Digo que todos nós temos um futuro pela frente, mas certas pessoas parecem ter mais. Esse sacerdote tem muito futuro e muitos frutos a dar para a Igreja.
 
Nota do autor
Os leitores e leitoras que me perdoem, mas nunca me dediquei a uma série sobre o nosso clero. Agora que finalmente me entreguei à tarefa percebo, por minhas próprias convicções e pelo comentário geral, que meu intento vem sendo atingido. Muitos gostam de falar mal dos padres e dos diáconos. Certamente é muitíssimo melhor fazer o contrário.
 
Os escritos sobre o nosso clero continuam na próxima semana.
 
Amém.
Comentários