Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de março de 2009

Sintonizado com Cristo...

“Quando me faltam forças
E razão para continuar,
Baixinho há Alguém que me diz:
-Vai !!
Sempre que sofro,
Sempre que necessito,
Há Alguém que me ouve.
Embora não o veja,
Eu sei que me ajuda.
É Ele quem sigo
Escutando, sentindo, rezando...
É Ele que me mostra
O modo de viver em verdade.
 Jesus Cristo!”
(Sara Queirós - Portugal)

Somos seres em relação, não fomos criados para o fechamento; aliás a felicidade que tanto almejamos é uma porta que se abre para fora, para os outros. No entanto, o relacionamento com nossos semelhantes, seja no âmbito familiar, profissional, social é, talvez, um dos maiores desafios que a vida nos impõe. Relacionar-se bem e adequadamente é uma arte.
 
Trata-se de uma dimensão essencialmente humana; afinal somos os únicos seres vivos capazes de atitudes contraditórias: amar e odiar, ser solidários ou egoístas, perdoar e se vingar...
 
Relacionar-se não é simples e envolve situações que exigem respostas, decisões, tomadas de posição: Sim ou não? Ir ou ficar? Arriscar ou esperar uma próxima vez? Tudo isso tira nosso sossego... O dia-a-dia cobra de nós a todo instante e muitas vezes nos pega de surpresa. Como escapar das "armadilhas" que a vida nos prepara? Como vencer as "tentações" que se nos apresentam e que parecem irresistíveis? Como fechar os ouvidos aos "cantos da sereia" que insistem em nos seduzir? Encantos, decepções, fracassos, vitórias, acertos e erros... de tudo isso se faz a nossa vida.
 
A verdade é que a Família, a Religião e a Escola podem proporcionar ao ser humano tudo o que ele precisa para construir relacionamentos saudáveis.
 
A boa convivência, um relacionamento cristão pressupõe regras e limites, direitos e deveres. Ao longo da vida vamos acumulando conhecimentos, exemplos e experiências aos quais recorremos a todo instante, mas nem sempre temos respostas para tudo. Precisamos da humildade para recorrer aos amigos, aos pais e principalmente a Deus.
 
Vivamos com essa certeza que pode facilitar nossa vida: Deus poderá estar mais ou menos presente, fazer ou não parte de nossas vidas, mas estará sempre disposto a nos atender, e a nos guiar. Sua orientação está viva e atual como sempre, seja no magistério da Igreja ou mais explicitamente no seu Evangelho. Atentos à Palavra de Deus, poderemos perceber respostas "personalizadas" para as nossas dúvidas e nossos questionamentos do dia-a-dia.
 
O Seu Mandamento do Amor exige amar sem distinção e sem medida, mesmo os inimigos. Difícil, mas necessário. E o perdão? Novamente difícil, mas necessário: para possibilitar convivência, para descartar a cultura do "olho por olho" e do "dente por dente" e desestimular a vingança.
 
Certamente, todos passamos, uma ou outra vez, por momentos difíceis nos relacionamentos e, nessas oportunidades, são de valia as palavras do Papa Bento XVI: "Não tenham medo de Cristo e de sua mensagem, que apenas ilumina, esclarece e revela".
Comentários