Colunistas

Publicado: Domingo, 24 de fevereiro de 2019

Ouvir o silêncio

Crédito: Junião Ouvir o silêncio

UM RONCO INCESSANTE composto por músicas diferentes, centenas de conversas e risos, toques de celular e pingos sonoros a cada mensagem recebida. Luzes artificiais – centenas delas – completam o caldo onde pessoas mergulham para almoçar, jantar, lanchar ou confraternizar nos shoppings.

 

Vivemos imersos em barulho. Férias no campo? O aparelho de som é indispensável. O canto dos pássaros, o murmúrio do riacho, os grilos e o pio das corujas perdem de longe para o equipamento eletrônico.

 

Associado à solidão, à tristeza e ao tédio, a ausência de som caracteriza este novo tempo. É um equívoco. Ela permite que nos sintamos “presentes” e nos dá espaço para pensar.

 

O artigo científico publicado na revista “Frontiers in Human Neuroscience”, em 2013, afirma que mesmo em estado de repouso, o cérebro internaliza e avalia informações.

 

O efeito do silêncio também foi testado pela bióloga Imke Kirste nos cérebros dos ratos: os sons não tiveram impacto duradouro, mas duas horas de silêncio por dia estimularam o desenvolvimento celular no hipocampo - a parte do cérebro que ajuda a formar as memórias. A ausência de som criava as novas células.

 

Outros estudos relacionam o ruído crônico - como o de estradas e aeroportos - à pressão alta e a níveis elevados de estresse, mesmo durante o sono.

 

Quando você não está distraído por ruídos ou tarefas, há um tempo de silêncio que permite que seu espaço de trabalho consciente processe as coisas.

 

Não tema ficar apenas consigo mesmo. O silêncio pode ser a chave para o pensamento criativo e para as maiores ideias.

 

*“Sempre que houver silêncio à sua volta, ouça-o. (...) Preste atenção nele. Ouvir o silêncio desperta a dimensão de calma que já existe dentro de você (...) .

 

Apenas durante os períodos de silêncio é possível descobrir quem é você e qual é, de fato, o seu verdadeiro lugar no mundo.

 

*Tolle, Eckhart. O poder do silêncio. Ed, Sextante/RJ

Comentários