Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de maio de 2005

Será que um líder já nasce líder?

O que trazemos do nascimento (é nosso sem esforço) e o que aprendemos? Em outras palavras, se eu quiser ser algo que acho que não sou, será que consigo? Ou será que, simplesmente, cada um nasce com seus dons e temos que conviver com isso e aceitar?
Por mais de 15 anos tenho trabalhado com o ser humano e ajudado no processo de desenvolvimento de talentos. Adoro ver as pessoas se descobrirem, revelarem novas formas, abrir campos desconhecidos. Faço isso por prazer, no meu trabalho, nas minhas relações e até dentro de casa.
Então: Será que um líder já nasce líder?
A minha resposta traduz minhas crenças atuais a partir da vivência e estudo que percorri até o momento:
- Onde estão as nossas dificuldades são os lugares onde mais crescemos. Se tivermos o desejo de aprender e se agirmos nessa direção.
- Cada um de nós é único e tem o seu caminho a trilhar. Um caminho jamais é igual ao outro. Sendo assim, certamente, nascemos não apenas com potenciais diferentes, como também com necessidades de aprendizado diferentes.
- Também penso que somos bons em algumas coisas e não tão bons em outras. Mas que isso depende muito de nossas crenças, daquilo que apreendemos sobre nós mesmos desde pequenos. Podemos passar pela vida sem descobrir nossos talentos, portanto é também uma questão de treinar o olhar e os músculos da ousadia. Em outras palavras, tem um ditado que gosto muito: "Nós não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”.
- Por incrível que pareça, aquilo que mais tem a ver com a gente, são as coisas que mais tememos e achamos que não vamos conseguir. Essa é uma dica importante. Sempre que tivermos um sonho e junto com ele vier o famoso pensamento “eu não dou prá isso” ou “isso não é prá mim” ou ainda “acho que não consigo” acenda a luz vermelha: alerta, alerta! Isso é pra você. Se for um sonho, então faz parte do seu caminho. Muitas vezes a vida nos proporciona a chance de mudar de patamar e ser o que jamais imaginávamos que poderíamos ser. Depende da escolha. E o que isso significa? Nascemos com essa qualidade ou a adquirimos ao longo da vida?
Enfim, acredito que, mais importante do que saber quem nasceu primeiro (o ovo ou a galinha) é aprender a nos fazermos as perguntas certas: O que eu quero fazer com a minha vida? Como posso potencializar as minhas qualidades para chegar onde quero chegar? O que eu gostaria de desenvolver? O que estou disposto a fazer para me desenvolver? O que eu acredito de mim mesmo? Como posso mudar o que quero mudar? Quem pode me guiar nessa busca?
São essas perguntas e o movimento na direção das respostas que farão nascer o líder em nós, desenvolvendo nossos potenciais e contribuindo para o desabrochar das pessoas ao nosso redor.
Comentários