Colunistas

Publicado: Domingo, 19 de julho de 2015

Ser grato

Crédito: Internet Ser grato
Gratidão

Ser grato não significa dizer amém para tudo de bom ou de ruim que lhe acontece, ser grato vai muito além disso, é quase que um estado de espírito, onde praticar a gratidão é uma escolha.

Eu não estou dizendo que você deve agradecer se por ventura for assaltado, não, isso é como se você tivesse apenas dizendo amém e repetindo para si a frase mais repetida por aqueles que desconhecem os verdadeiros motivos dos acontecimentos “foi Deus que quis assim”, você não deve agradecer por ter sido assaltado, e se vamos colocar Deus na história, temos que saber que Ele nunca quer o nosso mal, portanto, não existe isso de Deus quis, mas você deve agradecer por ter saído vivo do assalto, isso sim é entender o real sentido de ser grato.

Agradecer por estar doente, por exemplo, não é algo fácil de se fazer, mas, agradecer por ainda ter forças para lutar contra a doença, talvez ajude a lutar contra ela de fato.

Sentir gratidão quando a pessoa que você ama diz que não te ama mais, é quase que impossível, mas, ao invés de sentir rancor, raiva e ódio, você pode ser grato pelos momentos que viveram juntos, e sendo grato, perceberá, que ao contrário do que muitos dizem quando um relacionamento acaba - que foi tempo perdido, você vai se dar conta de que não foi tempo perdido, foi no tempo certo e durou o tempo que tinha que durar.

Dizer amém para a morte de alguém querido não deve ser algo fácil, então, não diga amém para a morte, mas agradeça pela a vida que essa pessoa teve, pelos os momentos que você teve ao lado dela, pela existência dela nesse plano.

Eu sei, agradecer às vezes pode parecer ridículo, mas eu quero que você entenda que você não precisa agradecer por tudo, nem tampouco agradecer todos os acontecimentos, você tem apenas que encontrar motivos para agradecer, principalmente quando eles parecem não existir.

Comece praticando gratidão pelas pequenas coisas, como estar vivo para ver o sol brilhar todas as manhãs e dar lugar para a bola de prata todas às noites, por acordar mais um dia, por poder fazer o simples ato de inspirar, respirar e expirar, porque muitos não podem fazer isso sem a ajuda de aparelhos, por ter um emprego, por ter um teto para o qual voltar à noite, cansado, por ter água em casa para beber, por ter água saindo da torneira, pelo o alimento em sua mesa, por poder ouvir suas músicas favoritas, afinal, muitas pessoas não podem ouvir, por poder enxergar, por poder falar.

Não, não estou dizendo para você agradecer por ter batido o carro, mas se você está vivo para reclamar, já é um bom motivo para agradecer, não acha?

Comece assim, e logo terá uma imensa lista de agradecimentos e isso não significa que nada de ruim irá lhe acontecer, apenas significa que quando acontecer, você estará mais preparado para enxergar além da dor, para talvez compreender o motivo do que lhe aconteceu, ou para apenas, entender que às vezes não conseguimos explicações, mas que ainda assim, algo de positivo deve ser tirado e portanto, agradecido.

Faça o teste, agredeça por poder estar nesse exato momento, lendo esse artigo, não porque ele é um fenômeno transformador de vidas, mas porque você está enxergando.

Agradeça e você sempre terá motivos para agradecer, essa é a lei do Universo!

Comentários