Colunistas

Publicado: Sábado, 19 de março de 2016

Semana Santa em Itu

Semana Santa em Itu

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL – 20.03.2016

Domingo de Ramos e Paixão do Senhor

Evangelho (Lucas, 23, 1-49)

...............................................................................................................................

Excepcionalmente, por se tratar de texto alongado, apesar de escolhida a narração de Lucas, considerada mais breve, não se apresenta aqui a transcrição da Paixão do Senhor.

A quem compareça à cerimônia deste domingo e como os títulos acima informam, celebram-se dois fatos antagônicos, - a acolhida festiva de Jesus (Lucas, 19, 28-40) recebido com ramos pelo povo na entrada triunfal de Jerusalém, para logo em seguida, na Paixão, ser levado à morte de cruz.

A própria transitoriedade de ânimo do povo demonstra o quanto a turba se transmuda rapidamente de uma situação para outra.

O festejado de ontem é o condenado de hoje.

Não sem motivo, portanto, a Paixão de Jesus a ser rememorada no todo durante a Semana Santa, sem nenhum melindre de que se exteriorize lágrima ou dor, leva exatamente à profunda e serena reflexão de agradecimento e adoração e, ao final, até de júbilo, no Domingo de Páscoa.

Em Itu, neste ano em particular, consagra-se a recuperação impressionante de ritos antigos e tradicionais, com que a cidade historicamente cristã proporciona aos fiéis uma reverente compunção.

A mídia no seu todo e amplamente, além das próprias Paróquias, exibem farta ilustração e pormenores da Semana Santa, eis que as cerimônias oficiais estarão divididas e harmonizadas em três Igrejas principais, a Matriz da Candelária, a Igreja do Carmo e a Igreja do Bom Jesus.

Boas vindas também aos cristãos e visitantes todos de cidades distantes e próximas.

                                                                                                                                                                                                                             João Paulo

Comentários