Colunistas

Publicado: Sábado, 5 de julho de 2014

Seguro total

 

14º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

Julho, 6, 2014 – Ano “A”

Evangelho (Mateus, 11, 25-30)

...............................................................................................................

“”   Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:

“Eu vos louvo, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.   “”

.................................................................................................................

Se um amigo, um vizinho ou outra pessoa qualquer lhe puser carinhosamente a mão em seu ombro e lhe afiançar que está ali para todos os efeitos, mais ainda, se esse alguém, generoso e paciente, lhe garantir que até em hora de sobressalto e cansaço estará por perto, sempre atento, como você reagiria?

Amplie-se a pergunta: como agiriam todas as pessoas favorecidas por um apoio nesses termos?

Como não é comum nem existe muita gente com tais disposições – abençoadas aquelas que porventura o sejam – todos a quem deferidos fossem tais favores, se sentiriam gratos.

Pois essa afirmação de segurança, da presença e companhia de Jesus, vindas de seus próprios lábios, desde que o aceitem de coração, não é sonho nem quimera.

Um evangelho curto como este, mas impregnado da mais esperançosa mensagem de Jesus, deve ser lido e pensado por todos os fiéis. Ler e reler seu breve mas enorme conteúdo.

Constitui-se num convite à paz e segurança, contra quaisquer males, ameaças, perigos e incertezas.

O mestre dá o nome de “jugo” a suas ações até para reforçar que a entrega a seu coração deve ser plena, incondicional e confiante. Mas é jugo leve.

Jesus faz um convite claro, numa maneira sublime de se expressar, ao passo que os mortais entre si costumam dizer, em tom até amigo: deixe tudo por minha conta. Assim falam os homens. Mas destes, se há ou se pode acreditar invariavelmente nas suas promessas?  Claro que não.

Infelizmente, o mundo está tumultuado e a maioria dos seus habitantes talvez nem saibam dessa mensagem doce e divina. Mesmo se sabida, lhes terá caído no esquecimento.

Jesus, um seguro total.

                                                                                  João Paulo

Comentários