Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Se essa rua, se essa rua fosse minha...

Se essa rua fosse minha, eu cuidaria de plantar muitas sementes. Semearia promessas de árvores, flores e plantas, todas formando um conjunto harmônico de beleza, convidando para um passeio pelas alamedas sob o frescor de frondosas árvores.

Mas eu plantaria também outros tipos de sementes, essas mais difíceis de encontrar, por serem invisíveis ao olhar que não busca sutileza. Eu plantaria sementes de respeito pela história, de gratidão pela terra, de amor pelos vizinhos e de integridade interior, para que minha rua fosse um espaço sempre pronto para acolher. Eu queria que minha rua fosse colorida, alegre, e que não só as pessoas, mas também os pássaros e borboletas quisessem morar nesse canto do mundo. E então, de tanto ser gostoso, minha rua seria cuidada com carinho por todos que usufruíssem o seu calor e sabor.

E se a minha rua fosse uma cidade? Ah, se ela fosse desse jeito que eu consigo sonhar, então caberiam ainda mais idéias, que poderiam ser colocadas em ação por mais gente, já que uma cidade tem tudo o que é preciso para se tornar linda. Tem espaço, tem gente para fazer, ensinar e aprender, então não é preciso muito mais do que isso. Pode parecer que tudo é muito simples, mas na verdade, tudo é muito simples mesmo. Não deve ser difícil encontrar em qualquer cidade Jardineiros da Vida . Um J ardineiro da Vida é aquele que, de tanto amar o que faz, planta sementes de fé e vai regando, dia a dia, até que seus sonhos começam a virar realidade. Conheci muitos J ardineiros da Vida no meu caminho. Cada um tem um jeito, alguns são mais bravos, outros mais suaves. Eles não param para contar quanto tempo se passou desde o primeiro plantio, pois a colheita é menos importante do que a emoção de plantar. Eles sabem que para uma semente virar árvore leva tempo e é isso o que a torna mais bela. Vi jardineiros plantando livros, edificando casas, dançando arte, criando novas realidades. Vi jardineiros compondo formas, divulgando histórias, mudando espaços, registrando memórias. Também vi jardineiros regando sonhos, espalhando flores e semeando idéias ao seu redor. Os J ardineiros da Vida têm o firme propósito de plantar sementes do impossível. Porque eles sabem, no seu coração, que nada é impossível para quem acredita, mesmo que no meio do percurso muitas vezes seja difícil continuar acreditando. Os Jardineiros da Vida sabem que o tempo não obedece às leis do cotidiano, que as tempestades são importantes para tornar a raiz mais forte e que o sol sempre volta a brilhar depois da chuva. Então, eles continuam plantando...

Dedico esta história a todos os Jardineiros da Vida que tenho conhecido em Itu. São muitos, não cabe nos dedos dos pés ou das mãos. Cada um do seu jeito e estilo, comprometido em fazer de Itu uma cidade bela, atrativa, charmosa, querida e acolhedora. Me emociona fazer parte dessa rua, desse jardim e do destino dessa cidade.

Comentários