Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 13 de maio de 2010

SALA NA COPA - O Grupo A

Crédito: Internet SALA NA COPA - O Grupo A
É França na cabeça!!! Do Grupo A...

Na Copa do Mundofifa de Futebol, realizada a cada quatro anos, a tradição da FIFA manda que haja oito grupos compostos de quatro times cada. O primeiro grupo, da letra A, é formalmente liderado pelos donos da casa. Ou seja, pela seleção cujo país é sede do evento.

Este ano a anfitriã é a África do Sul. Portanto, o grupo A é composto pela seleção desta, na chamada cabeça-de-chave, e mais os times de México, Uruguai e França. Hoje vamos destrinchar estes quatro times em análise.

O ponto forte da seleção sul-africana é a alegria. Entre as seleções africanas, nem é a melhor, cargo que fica com o Egito. Em Copa do Mundo, alegria não vale nada, que o diga a seleção de Camarões de 1990. A expectativa é que a África do Sul, mesmo comandada por Parreira, não passe da primeira fase da competição.

Do México só nos lembramos porque foi a sede na qual conquistamos o famoso tricampeonato, em 1970. Tem um futebol mais voltado para a América do Norte do que para os nossos lados. É capaz de sustos, mas não de audácias. Pode terminar a primeira fase, no máximo, em segundo lugar no grupo.

O Uruguai é bicampeão mundial. Ganhou a primeira Copa, realizada em 1930. E cometeu o desfavor de ganhar da gente, na fatídica final de 1950, no Maracanaço. Depois disso, graças às pragas brasileiras, não conquistou mais nada. É um time em cacarecos. A não ser que dê uma de Fênix este ano.

A favorita a líder do grupo A é a França, não dá pra negar. Na última Copa jogou muito mal a primeira fase. Mas venceu os mata-matas e acabou na final com a campeã Itália. É, perdeu: "Sacre couer!".

Em 1958 fomos campeões pela primeira vez e a França terminou em terceiro lugar. Em 1962 fomos bicampões e a França nem jogou. Em 1970 fomos tricampeões e a França nem jogou de novo. Em 1994 fomos tetra e adivinhe? A França não jogou de novo! Em 2002, o ano do penta, a França ficou em 28º lugar...

Em 1998 a França só acabou campeã por causa daquela misteriosa convulsão do Ronaldo Fenômeno, poucos minutos antes da final. Mesmo assim é temida, como se o futebol francês fosse melhor que sua culinária e vinhos. Minha aposta no grupo A é, pela ordem: França, México, Uruguai e África do Sul.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários