Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 28 de maio de 2010

SALA NA COPA - Japão

Crédito: Internet SALA NA COPA - Japão
Seleção Japonesa vai para quarta Copa seguida.

Milenar em sua cultura, o Japão nasceu para o futebol há pouco tempo. Sua estreia em Copas do Mundo aconteceu na França, em 1998. Desde então se fez presente nas edições seguintes da competição. O país do sol nascente viu nascer também entre os seus habitantes uma grande paixão pelo futebol.

Grande parte do mérito desse caso de amor japonês com o futebol podemos dedicar ao nosso craque Zico, que na década de 1990 passou vários anos no país. Ele atuou como jogador e foi um batalhador pela criação de times e campeonatos de futebol japonês.

Zico também trabalhou como técnico, inclusive da seleção japonesa, sendo até hoje muito querido por parte dos japoneses. Os olhos estreitos ficam arregalados com a tradição, a ginga e a arte que o futebol brasileiro é capaz de proporcionar entre as quatro linhas do gramado.

Em 2002, o Brasil ganhou o pentacampeonato. E foi na primeira Copa do Mundo disputada simultaneamente em dois países: a Coréia do Sul e o Japão. Jogando em casa e animada pela torcida, a seleção japonesa alcançou seu melhor resultado até hoje, conquistando a 9ª colocação.

Na fase eliminatória, o Japão ficou um tanto ofuscado por causa da seleção australiana. Não teve um bom desenvolvimento de seu setor ofensivo, mas continua tendo um bom setor defensivo. Como seu futebol tem evoluído, pode ser que proporcione algumas surpresas.

Meu palpite para o Grupo E é: Camarões, Holanda, Japão e Dinamarca.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários

Visão de Mundo

Salathiel de Souza

Salathiel de Souza

Jornalista, professor e teólogo, iniciou carreira em 1996. Membro da Academia Ituana de Letras, é sacerdote católico apostólico romano e autor de "Tudo Pela Missão! - Minha Experiência Missionária em Roraima".

Arquivo

13 dias atrás

CATÓLICO MEIA-BOCA

26 dias atrás

Chame o Padre!

27 de junho de 2019

Tudo, Menos Católico...