Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 4 de junho de 2010

SALA NA COPA - Honduras

Crédito: Internet SALA NA COPA - Honduras
Pra quê colocar times como esse numa Copa?

Quando pensamos em Honduras, recordamos a recente crise institucional no país que depôs o então presidente Manuel Zelaya. Na época o mandatário defenestrado ficou asilado na embaixada brasileira e virou motivo de inúmeras brincadeiras por parte de humoristas.

É de morrer de rir também o retrospecto da Seleção Hondurenha em Copas do Mundo. Participou apenas uma vez, na Itália, em 1982, ficando em 18º lugar entre 24 selecionados.

Elencada com o 40º lugar no ranking da FIFA, a Seleção de Honduras não traz muitas alegrias aos hondurenhos. Eles até gostam de futebol, mas o que falta é talento mesmo.

Na fase eliminatória os hondurenhos conquistaram a última vaga para a Copa 2010, ao vencer a Costa Rica numa espécie de repescagem. Nesse mesmo período, o time marcou 32 gols. Porém, sofreu outros 18 gols. Ou seja: eles até fazem alguns tentos, mas também levam muitos.

O destaque do time nessa fase classificatória para o mundial na África foi o jogador Carlos Pavon, que acertou as redes 7 vezes. O jogador mais famoso entre os hondurenhos é David Suazo. O atacante de 30 anos, que atua no Genoa da Itália, fez 15 gols com a camisa de sua seleção.

Honduras é mais uma daquelas seleções que não sabemos por qual razão merecem ir à uma Copa. Será que a FIFA precisa rever critérios? Muito mais interessante para competição seria deixar Honduras de fora e colocar em seu lugar, por exemplo, a Seleção da Bélgica ou da Rússia.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários