Colunistas

Publicado: Domingo, 16 de maio de 2010

SALA NA COPA - Grécia

Crédito: Internet SALA NA COPA - Grécia
Grécia jogou um bolão em 2004. E só.

A escalação bem que poderia ser a seguinte: Sócrates, Platão e Aristóteles; Epicuro, Plutarco e Tales de Mileto; Parmênides e Heráclito; Anaxágoras, Empédocles e Antístenes. Vamos deixar de lado o banco de reservas e a comissão técnica, deste que poderia ser o elenco da Seleção Grega de futebol. Por Zeus!

Caso estivéssemos em uma Copa do Mundo de Filosofia, sem dúvida os gregos seriam favoritíssimos. Mas, não é o caso. No futebol a Grécia tem tanta tradição quanto o Brasil em matérias filosóficas.

Em 18 edições da competição, participou apenas da realizada em 1994, nos EUA, aquela do nosso tetra conquistado por Dunga, Romário e cia. Mesmo assim, a Grécia ficou em 23º lugar naquela ocasião.

Não obstante a pífia participação em Copas, o ranking da FIFA coloca a Seleção Grega na 12ª posição. Deve ser por causa da conquista da Euro 2004, o campeonato europeu de futebol. Quem não se lembra? A final foi conta a seleção de Portugal, então treinada por Filipão Scolari. Os gregos venceram por 1 a 0, com gol de Charisteas.

Karagounis é meia-atacante que se destaca no time. Mesmo contando com ele, a Grécia passou raspando nos jogos classificatórios para a Copa, com 66% de aproveitamento, só conquistando a vaga na repescagem. Em 12 jogos fez 21 gols, boa média de 1,8 por partida.

Minha aposta no Grupo B é, pela ordem: Argentina, Coréia do Sul, Grécia e Nigéria.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários