Colunistas

Publicado: Domingo, 6 de junho de 2010

SALA NA COPA - Espanha

Crédito: Internet SALA NA COPA - Espanha
A Espanha acabará com sua síndrome de inferior?

Estatísticos e matemáticos afirmam que Brasil e Espanha são os mais prováveis candidatos a campeão da Copa 2010. Felizmente, estatísticos e matemáticos não entendem nada de futebol, ao contrário de brasileiros e espanhóis.

A Seleção da Espanha está em 2º lugar no ranking da FIFA, atrás apenas de nós brasileiros. Seu melhor desempenho na competição foi um 4º lugar na distante Copa de 1950, realizada aqui no Brasil. Recentemente, na Copa de 2002, chegou a um 5º lugar.

Até agora a Espanha vem fazendo tudo certinho. Terminou invicta a fase eliminatória, com 100% de aproveitamento. Teve o segundo melhor ataque da competição, com 28 gols marcados em dez jogos. Chega à África como um dos times favoritos ao título, mas...

O problema da Espanha é que sempre amarela na hora H. Passar pela primeira fase da Copa nunca é problema. Mas tudo começa a mudar quando chegam às oitavas ou quartas-de-final.

Pode ser síndrome de inferioridade ou mesmo o aspecto psicológico. Mas fato é que, mesmo tendo um dos melhores campeonatos de futebol do mundo, e muitos dos melhores jogadores da modalidade no planeta, a Espanha jamais venceu uma Copa do Mundo.

Com 25 anos, o atacante Fernando Torres, atualmente no time inglês do Liverpool, é uma das esperanças para acabar com esse drama e consolidar o futebol espanhol como um dos grandes no cenário mundial.

Meu palpite para o Grupo H é: Espanha, Chile, Suíça e Honduras.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários