Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 19 de maio de 2010

SALA NA COPA - Eslovênia

Crédito: Internet SALA NA COPA - Eslovênia
A Seleção da Eslovênia esteve em apenas uma Copa.

Você conhece a Itália e a Áustria, certo? Já ouviu falar da Hungria, da Croácia e da Bósnia Herzegovina, certo? E da Eslovênia, que faz fronteira com todos esses países europeus, você já ouviu falar? Pois em 2010 a Seleção Eslovena irá participar de sua segunda Copa do Mundo.

Nas dezoito edições da competição, a Eslovênia participou pela primeira vez em 2002, na Copa realizada no Japão e Coréia do Sul. Se essa primeira participação no evento futebolístico mais famoso do mundo foi um marco histórico, tal não foi sua campanha: na ocasião ficou em 30º lugar. São 32 times, lembra?

Nas eliminatórias para a Copa, a Seleção Eslovena ficou em segundo lugar no Grupo 3 da Europa. Teve 63% de aproveitamento e garantiu sua vaga jogando a repescagem contra a Rússia.

O destaque do time naquela fase foi o atacante Milivoje Novakovic. Participando de dez partidas decisivas, ele marcou cinco gols e foi decisivo para a classificação.

Entretanto, o ponto forte da equipe é mesmo a defesa. Durante a fase de classificação, sofreu apenas cinco gols em 12 jogos. O destaque do setor defensivo é o goleiro Handanovic, que atualmente joga pelo time italiano da Udinese.

No ano que vem a República da Eslovênia irá comemorar 20 anos de sua independência política. É melhor prepararem bem as comemorações, porque certamente não irão celebrar o primeiro lugar na Copa do Mundo.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários