Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 7 de junho de 2010

SALA NA COPA - Coréia do Norte

Crédito: Internet SALA NA COPA - Coréia do Norte
Coréia do Norte será nossa primeira adversária.

O jogo do nosso primeiro adversário na Copa 2010 pode ser classificado como chato. É uma questão tática: como não têm talento para fazer gols, prefere segurar a bola o tempo todo. Quem não faz e não toma, empata. De ponto em ponto, a galinha enche o papo.

Tanto é verdade que, na fase eliminatória, cinco jogos da Coréia do Norte terminaram em zero a zero, graças ao setor defensivo. Na mesmo período, os norte-coreanos fizeram apenas sete míseros gols e ganharam vaga para o mundial na última rodada, depois de um empate com a Arábia Saudita.

A Seleção da Coréia do Norte esteve apenas uma outra vez em Copa do Mundo. Foi no ano de 1966, quando a competição foi disputada na Inglaterra e os donos da casa contaram com o apito amigo para conquistar seu único título. Naquela ocasião, os norte-coreanos foram responsáveis por uma das maiores surpresas já vistas em mundiais.

Foi num jogo da primeira fase, contra a Itália. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o dentista Pak Doo Ik marcou o gol que derrotou os italianos azarados da azurra, que terminaram em terceiro lugar no grupo e perderam a vaga para a fase seguinte.

A surpresa não parou por aí. Nas quartas-de-final, contra a Seleção de Portugal, os norte-coreanos saíram na frente marcando os três primeiros tentos. Graças a Eusébio, até hoje o maior ídolo do futebol português, a seleção lusitana conseguiu virar o placar para 5 a 3, tirando de vez a Coréia do Norte da competição.

Nossa sorte é que, pelo jeito, as surpresas norte-coreanas ficaram lá pela década de 1960.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários