Colunistas

Publicado: Domingo, 7 de agosto de 2016

Sacerdote, para sempre

Sacerdote, para sempre

 

19º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

7.ago.2016 – Liturgia : Ano “C”

Evangelho segundo Lucas (12, 35-40)

...............................................................................................................................

“”    Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.

Sejam como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem a porta, logo que ele chegar e bater.

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando,os servirá.

E caso ele chegue à meia noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!

Mas ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa.

Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperais”.    “”

...............................................................................................................................

A liturgia de hoje faculta a escolha de um texto do evangelho mais resumido, como acima foi exposto, a compreender os versículos de 35 a 40.

Outra opção, no mesmo capítulo 12, essa mais extensa, a abranger a mesma matéria do capítulo 12, estendida porém desde o versículo 32 até o 48.

Cuida-se tanto no todo como neste resumo, de atentar para a realidade de que o momento final de todos pode chegar de improviso.

Seja dado dizer também que, paralelamente, se festeja aqui o Dia do Padre.

A data tradicional, quando na liturgia não havia o costume de trazer sempre para o domingo os dias comemorativos, sabe-se que na verdade, o dia 8 de agosto vem a ser a data correta dedicada a homenagear os sacerdotes.

Hoje pela manhã, na Igreja das Irmãs Redentoristas, na rua Sílvio Fleming, aqui em Itu, o celebrante, notoriamente inspirado e em palavras simples, trouxe uma comovente homilia comemorativa. Reuniu num só contexto palavras simples e realce da sublime da vocação sacerdotal. Não se menciona o nome do celebrante por respeito a seu porte excelentemente humilde.

Não sejam os padres vistos como pessoas distanciadas.

São eles os propagadores do Reino, de dedicação exclusiva ao próximo.

                                                                                                                      João Paulo

 

Comentários