Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Roteiros Turísticos em Itu: a nova sensação

Itu tem sido agraciada com uma série de iniciativas que têm agregado enormemente o portifólio turístico da cidade. Apesar das diversas opções que a cidade oferece em termos de turismo cultural, religioso, rural, familiar, pedagógico, etc, faltava ainda uma organização dessas atividades enquanto produtos.

Recentemente, temos visto pipocar por aqui diversos roteiros, que ampliam o potencial da cidade e agregam enorme valor aos empreendimentos locais. Um deles é o História Viva, produzido pela empresa Pró-cultura, associada da Prótur, que tem a missão de ensinar a história de Itu e de outras cidades da região de uma forma completamente nova e emocionante. Você já pensou em assistir à Convenção Republicana dentro do Museu Republicano? Ou em participar de um sarau dentro do Museu da Energia? Pois é, essas são algumas das passagens que o Roteiro História Viva oferece, durante dois dias de passeio por um tempo esquecido que fica tão presente para quem participa da viagem. O texto, produzido pelo historiador e pesquisador Valderez Antonio da Silva, é de extrema qualidade. O figurino que recria épocas distintas foi feito com esmero e bom gosto. E o corpo teatral é formado por pessoas muito comprometidas com um trabalho de qualidade. Portanto, Itu só pode se orgulhar por oferecer um produto com este quilate.

Outro roteiro que tem atraído muitas pessoas até mesmo de outros estados é o Roteiro Caipira, que tem acendido locais de Itu, até então desconhecidos pela própria população da cidade. O projeto tem a missão de fazer o visitante se abrir para o despojamento e simplicidade que a natureza convida, experimentando sabores do mundo rural e retomando contato com suas origens através de um passeio cheio de humor e alegria. Buscando resgatar a cultura caipira, o passeio honra as tradições e apresenta lugares inusitados, música de raiz, causos, lendas e verdades, através de um aprendizado lúdico. Por último, gostaria de contar sobre um novo roteiro, ainda em fase de desenvolvimento, que vai dar o que falar. É o Roteiro dos Bandeirantes, que tem o apoio do Governador do Estado de São Paulo e pretende incentivar o turismo regional, destacando a cultura e história das cidades que fazem parte do roteiro e que marcaram o caminho traçado pelos bandeirantes: Itu, Salto, Porto Feliz, Cabreúva, Santana do Parnaíba, Tietê e Araçariguama. Para os conhecedores do assunto, o Roteiro dos Bandeirantes se constituirá em um dos mais atraentes roteiros turísticos de São Paulo, pois além de estar muito próximo da capital, possui centros históricos preservados, reservas ambientais, trilhas ecológicas e excelente infra-estrutura de hospedagem e gastronomia. O movimento já começou e uma das conquistas foi a presença do Roteiro dos Bandeirantes na Avenida Paulista em São Paulo, no último final de semana. Em um local visitado por milhares de pessoas, o Roteiro dos Bandeirantes, assim como as diversas opções turísticas de Itu, foram divulgadas com a ajuda do trailer amarelinho da Prótur. Todas essas iniciativas, individuais e coletivas, são de rara importância. A cidade só terá a ganhar com isso e, conseqüentemente, nós também.

Comentários