Colunistas

Publicado: Domingo, 27 de dezembro de 2015

Resoluções de um novo ano

Crédito: Internet Resoluções de um novo ano
Novo Ano

Então, esse ano não foi fácil para você, não é mesmo?

Tenho certeza de que está desde já, em contagem regressiva para os últimos dez segundos do ano. E que ano...

Mas olha, antes de colocar o pé no futuro, junta os dois no presente. No aqui e agora. Nesse ano que ainda está acontecendo e tenta refletir sobre ele. Se você se esforçar um pouquinho, tenho certeza de que vai querer ficar nele mais um pouco. Mesmo que seja pouco mais que os últimos dez segundos.

Faça uma rápida análise sobre você e sua vida, nesse exato momento, no presente. Como se você estivesse se olhando no espelho, repare em todas as marcas de expressões que adquiriu durante esse último ano. Sabe o que elas indicam? Que apesar de tudo, você conseguiu.

Antes de desejar que o ano que está prestes a começar, seja um ano melhor do que esse que está se findando, reflita um pouco sobre essa pergunta:

- Será que é o ano que tem que ser melhor?

- Ou somos nós?

O ano, nada mais é do que a contagem do tempo. Tá certo que ele às vezes parece ter vontade própria e saí por atropelando sonhos e arrastando vidas, mas ele ainda é apenas a passagem do tempo. E cabe a nós, saber viver essa passagem, por isso, talvez, nada adiante desejarmos que o novo ano seja infinitamente melhor do que o velho, se nada mudar dentro de nós.

Pense em seus sonhos... O que você anda fazendo com eles? Os trancou em uma grande caixa dourada ou os colocou em uma lista visível para lhe fazer lembrar todos os dias que é em direção a eles que você deve ir?

Se os trancafiou em um calabouço, ainda dá tempo de libertá-los. Pegue esse papel aí na sua frente e comece a escrever. Sei lá, comece com pequenos sonhos, desejos que para você possam soar como bobos, mas que ainda assim, martelam em sua mente. Escreva-os! Quando menos perceber, estará no aqui agora, planejando o seu futuro e antes que o ano termine, você saberá exatamente o que quer para si.

Agora, ainda no presente, feche os olhos e pense em algo que lhe tenha acontecido nos últimos 360 dias e que valha a pena agradecer. Consegue encontrar um motivo para agradecer? Talvez vários até... Apenas tente...

Encontrou?

O que você acabou de fazer foi fantástico, você conseguiu no presente, colocar um pé no passado e certamente olhou para ele de uma forma diferente, e ao ser grato por algo que lhe aconteceu, você acaba de abrir mais uma porta rumo ao futuro, aquele futuro que está aí, quase chegando.

É... esse ano não foi fácil, foram tantas provações, tantos testes, mas somos sábios o suficiente para entendermos que nem mesmo a dor dura para sempre não é mesmo? Sabemos também que às vezes, para se ver o arco-íris, é preciso enfrentar a tempestade. 

E foram tantas tempestades...

Mas agora, que estamos chegando ao fim, é a hora de deixarmos o passada lá atrás e olharmos para o futuro, solte a mochila de arrependimentos, abra mão dessa bagagem pesada chamada lamentações e reclamações, e permita-se sonhar com esses próximos 365 dias de possibilidades que estão prestes a começar, 

Quando estiver em contagem regressiva para a meia noite, feche os olhos. Respire fundo. Comece agradecendo e termine pedindo. O Universo tem um jeito peculiar de nos enviar mais daquilo que enviamos a ele, e por fim, não deseje que o novo ano seja melhor, deseje que você seja uma pessoa melhor, lembre-se, o ano é apenas a contagem de tempo, é você o responsável por decidir como que vivê-lo.

Comentários