Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 6 de abril de 2012

Reclamações!

Reclamações!

“A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação”. Chico Xavier – Emmanuel.

Esses dias me deparei com um texto o qual falava do quanto reclamamos e nos remetia a uma análise do tanto de pessoas que dariam tudo para estar em nosso lugar para poder fazer o mínimo que podemos e tanto reclamamos.

Parei para pensar o quanto isso é verdade e me auto-analisei, observei o que sou desde o aspecto físico até o material e principalmente o espiritual e consegui perceber o quanto reclamava da vida num caminho sem sentido, pois no fundo não havia motivos.

Os percalços da vida, suas idas e vindas, as aflições, provas e testes os quais levamos como um problema e que me faziam tanto reclamar, são a bem da verdade muito pequenos e quase nada quando comparados. Mas não devemos nos comparar, até porque cada um carrega o fardo que merece e Deus jamais lhe dá o fardo mais pesado do que você possa carregar.

Assim como quando na escola nos deparávamos com aqueles imensos problemas de matemática, e nos esforçávamos para tirar uma boa nota e aprender, mesmo que não os use hoje para nada assim devemos levar em consideração as barreiras as quais surgem no trilhar da vida e tirar destes o melhor proveito, mas de uma maneira racional, sem desesperos e reclamações, até porque no fundo todos sabemos que reclamar e se lamentar não irá resolver tampouco solucionar o problema, pior, apenas irá protelar e agravar. Como também li em uma mensagem recebida por Chico Xavier, devemos aprender a evitar as reclamações, pois estas somente agravam dificuldades. (Mensagem: Reclamações – Chico Xavier).

Não devemos querer por outro lado abraçar o mundo e resolver todos os problemas, pois cada um deve ser responsável por aquele que lhe aparece e devemos sim, antes de ofertar a nossa ajuda, procurar reconciliar-se conosco mesmo.

Nossas reclamações não nos trarão vantagens e ainda parafraseando Chico Xavier, “qualquer pessoa que cultive a paz, pode retirar-se em paz do lugar, onde se julgue em desarmonia ou desapreço”.

Devemos sempre desculpar, pois o que nos parece falha nos outros, pode surgir por falha igualmente em nós e se hoje podemos dar, sempre chegará o dia que poderemos a receber.

Difícil?! Sim, mas eu ainda acredito que o difícil não é sinônimo do impossível e devemos sempre tentar do que se arrepender de não ter tentado, devemos fazer a nossa parte, aplicar o melhor de nós e a pessoa mais importante estará nos vendo assim como aos nossos atos. Deus e nós mesmos! Tente, não custa nada e para de reclamar um pouco !

Comentários