Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Quaresmeiras em flor

Certa vez, numa palestra do querido amigo e renomado médico, Dr. José Carlos Safi, ele utilizou uma dinâmica passando entre os participantes, de mão em mão, um pequeno vaso com uma muda de jasmim. O aroma de suas flores contagiou a todos.

As flores se doam e se abrem totalmente e nós quase nunca apreciamos este belo espetáculo.

Há algum tempo atrás, A FOLHA publicou uma foto de capa de deliciosas quaresmeiras em flor. Junto das magníficas flores a manchete: "Árvores estressadas dão mais flores em São Paulo.Devo confessar que adoro flores pois, além de alegrar os olhos nos sensibiliza em ver a doação da árvore, mesmo ressentida, espalhando suas melhores flores e cores a milhares de pessoas que passam diariamente pela avenida 23 de maio.

Aqui também em nossa cidade, na Praça Duque de Caxias, tem uma quaresmeira que sua carga de flores vai do chão ao topo atraindo a todos que por ali passam. Outra florada que vale a pena citar é na Marginal na Avenida Octáviano Pereira Mendes com seus generosos ipês roxo. É uma festa para os olhos!

Segundo biólogos, as plantas estressadas sabe que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir mais sementes. No caso das quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais viçosas e abundantes, chegando a florir até três vezes por ano.

Com toda sua carga florida e se insinuando, parece-nos que as árvores estão pedindo: ”Pessoal, olhem nossas flores”.

Que coisa linda isso, diante de tantas coisas tristes que somos obrigados a presenciar.

Que a exemplo da quaresmeira em flor que se preocupa em produzir sempre mais, possamos transmitir nossas melhores cores para os que vivem desanimados e sem esperanças.

E as quaresmeiras sabem muito bem disso!

Comentários