Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma e revisão de vida

Passamos grande parte do nosso tempo fazendo manutenções. São obrigatórias as revisões do carro, da casa, dos eletrodomésticos. O cuidado com a limpeza, com as roupas. As agendas sofrem contínuas revisões, bem como armários e gavetas. E, de vital importância são as revisões médicas.

Tudo para que a nossa vida possa seguir com segurança e tranquilidade.

Essa lista não se esgota, mas vamos acrescentar pelo menos mais uma, talvez a mais importante, esquecida quase sempre: a VIDA. Nada necessita tanto de revisão como ela. Cuidamos de tudo que é externo enquanto o nosso EU vai-se desgastando por falta de atenção. Lentamente vai-se degenerando e atrapalhando o nosso bem-estar, os nossos relacionamentos humanos, familiares, sociais e profissionais.

A nossa vida deveria ter prioridade e as revisões deveriam ser constantes, mas a correria, principalmente da vida moderna torna isso quase impossível. Precisamos criar oportunidades de descanso e lazer para o corpo e para a alma. É o caso do Domingo, dia de descanso, Dia do Senhor, da Eucaristia. Infelizmente até esse está sendo devorado pela correria... para terminar tudo o que a semana não deu conta.

Triste. Por isso, não podemos perder as oportunidades que nos são oferecidas pela Igreja para uma atenção especial à nossa vida espiritual. Nossa alma chora as dores do abandono. Abandono do Sagrado, das coisas de Deus.

É o caso da Quaresma, quarenta dias para PARAR, PENSAR... VIVER MELHOR.

A chamada é: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”. Conversão, mudança de rumo, voltar se preciso. Avivar a fé em Cristo e no Evangelho, bússola da nossa caminhada, “lâmpada para os nossos pés”, luz para nossa mente, guia para o nosso coração. Fé que alimenta a Esperança e motiva para a Caridade.

Sem dúvida, um tempo especial de revisão de vida. Como lembra Paulo aos cristãos de Corinto: “Reconciliai-vos com Deus”, “Este é o tempo favorável...”.

Que tipo de cristão eu tenho sido para mim, para meus familiares, para meus colegas de estudo e de trabalho? Como vão meus relacionamentos de negócios? Como estou praticando a justiça, a caridade, o perdão?

Trabalho tanto, corro muito. Será que não é possível fazer sobrar algum tempo para as obras sociais, para um trabalho voluntário em favor dos necessitados?

E a minha intimidade com Deus? Tenho cuidado dela?

O nosso corpo se mantém em forma com uma boa alimentação e bons exercícios. A saúde de nossa alma também. Precisa de alimentação e exercícios espirituais. Tenho participado da Eucaristia regularmente? E a Oração, que espaço ela ocupa em meu dia a dia? A oração nos coloca em sintonia com Deus e nos exercita para a humildade, reconhecendo que não somos autossuficientes e que precisamos da assistência divina para bem vivermos. “Quem suplica enorme misericórdia confessa sua enorme miséria.” (Santo Agostinho)

Tenho praticado jejum (penitência)? Não o jejum destinado exclusivamente para o físico, para a estética do corpo, mas para a beleza da alma. O jejum de tudo aquilo que atrapalha a nossa vida plena: nossa língua solta, nossa impaciência, preconceitos, inveja, orgulho... O jejum do alimento é mais fácil e pode servir de estímulo e treinamento para que aprendamos a controlar os vícios, as paixões negativas, as condutas más. Serve para nos educar para aquelas renúncias saudáveis que nos libertam da escravidão do próprio eu.

E a esmola? As doações materiais são igualmente um bom exercício para nosso desprendimento, nossa preocupação com o outro, sobretudo os mais necessitados, mas precisamos crescer na caridade e na compaixão, doando um pouco do nosso tempo, nossa alegria, da nossa atenção. São tantos esperando um pouco de solidariedade, uma palavra amiga, um pouco de ânimo e de esperança.

Peçamos as graças de Deus para que, em companhia de Maria, no final desta Quaresma, possamos contemplar o Senhor ressuscitado, interiormente renovados e reconciliados com Deus e com os irmãos. 

Comentários