Colunistas

Publicado: Terça-feira, 21 de março de 2017

Qual o seu nível de liderança? Pronto para subir?

Qual o seu nível de liderança? Pronto para subir?

Os degraus da Liderança:

 

Tive a oportunidade de estar num treinamento de lideranças no Estados Unidos recentemente com executivos de 29 países e aprendi sobre os diferentes níveis de liderança e os comportamentos que devemos ter em cada um deles.

 

Auto-liderança

Para que um indivíduo possa ser um verdadeiro líder precisa primeiramente se conhecer e saber liderar sua própria vida (auto liderança). Este é um processo que deve ser contínuo e profundo.

Neste autoconhecimento a pessoa deve ter clareza sobre suas fortalezas, pontos a desenvolver, gerenciar sua vida por valores e ter conhecimento de sua missão na vida e visão de futuro. Analisar se seus valores estão alinhados com os da empresa em que trabalha e se a missão e visão da empresa são compatíveis com sua própria.

Também deve ser capaz de protagonizar sua vida, ou seja, tomar decisões, responsabilizar-se pelo sucesso e insucesso de suas ações. 

 

Liderar Equipes

A melhor forma de Liderar equipes é conhecer melhor o ser humano, motivar e engajar. Aprender a identificar os talentos individuais de todos os seus colaboradores, ser capaz de montar um time em que cada um dá o seu melhor, nas posições mais adequadas para eles. Deve ser capaz de criar relações de confiança com seus colaboradores e incentivá-los a fazerem o mesmo com seus colegas.

Como um bom maestro, este líder deve aprender a conduzir a equipe com harmonia, com clareza e segurança, incentivando seus liderados para que alcancem os objetivos e metas individuais e de equipes, contribuindo para que a visão organizacional seja alcançada através do empenho de todos.

 

Liderar outros Líderes

Parece complicado liderar equipes? Saiba que liderar outros líderes requer habilidades mais complexas e que nem todas as pessoas possuem.

Em primeiro lugar, devemos entender que se somos líderes de outros líderes, devemos mais do que nunca “delegar”. Não podemos mais controlar todas as pessoas de perto, precisamos confiar em nossos líderes subordinados e deixá-los agir para que também possam evoluir. Nosso papel agora deve ser mais estratégico, mais reuniões, menos operação.

 

Somos gestores de pessoas e atuamos como um coach, orientando, acompanhando e cobrando resultados dos liderados diretos e não mais de todo o time.

O respeito a hierárquica é muito importante, pois gera credibilidade para seus líderes subordinados e uma vez que isso acontece, tudo tende a fluir muito melhor.

 

Liderar Organizações

Nesta fase o líder tem sua função bastante ampliada e seu foco principal deve ser o de manter a atenção nas questões culturais e estratégicas da organização. Deve ser capaz de inspirar toda a liderança da empresa. Ser o exemplo, o mentor, o coach de todos os outros agentes de mudança dentro da empresa.

Pode-se observar que o líder que se encontra nesta fase tem inúmeras responsabilidades. Não se pode pensar em negligenciar ou esquecer o aprendizado das fases anteriores. A auto liderança e liderança de equipes são exigidas da mesma forma aqui. A diferença é o grau de complexidade e de papéis que aumentam e passam a exigir desta pessoa, um aumento do seu QE (coeficiente de inteligência emocional) e de seu QA (coeficiente de inteligência para lidar com adversidades).

 

Se alguém pedisse para você quebrar alguma regra (mudar a forma de pensar, ver e agir), será que você seria capaz?

Saiba que para chegar no próximo nível de sua carreira, você terá que fazê-lo.

Não é possível mudar o estado atual fazendo a mesma coisa.

M11d4r é pr3ci5o.

Comentários