Colunistas

Publicado: Sábado, 14 de outubro de 2017

Pululam os falsos profetas

28º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

Liturgia do Ano “A” de Mateus – Cor: Verde

Evangelho (Mt. 22, 1-10)

 

*

“”    Naquele tempo, Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo:

“O reino dos céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir.

O rei mandou outros empregados, dizendo:

´Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos, e tudo está pronto. Vinde para a festa!´

Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outros para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.

O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.

Em seguida, o rei disse aos empregados:

´A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes´.

Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons.

E a sala da festa ficou cheia de convidados”.    “”

 

*

 

Pela terceira semana consecutiva, a temática da mensagem dominical insiste no mesmo enfoque, o do descaso justamente por parte dos sacerdotes e anciãos do povo, para com os ensinamentos de Jesus. Confirmavam ter entendido as lições e davam respostas concernentes e adequadas.

Mas, na hora de agir, persistiam numa vida de erros e de apenas proveito das funções, em benefício próprio. Nada de espiritualidade.

A insistência no mesmo tema, então, tenha presentemente efeito contrário, ou seja, positivo, para que o povo não desanime nem deixe se levar por profetas falsos, tão evidentemente espalhados por todos os cantos.

Pululam os profetas falsos.

                                                                                                 João Paulo

 

 

 

 

 

Comentários