Colunistas

Publicado: Sábado, 2 de janeiro de 2016

Prova de amor

Prova de amor

 

 

EPIFANIA DO SENHOR

Ano C - Domingo, 03.01.2016

Evangelho segundo Mateus, 2, 1-12

 

___________________________________________________________________________

“” 1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando:

“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’”.

7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.

10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.

11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. “”

______________________________________________________________________________

Abre-se mais um ano civil, 2016.

No que respeita à Igreja, porém, o Ano Litúrgico teve seu início já nas últimas semanas de 2015, com o Tempo do Advento, a preceder o Natal.

E dizer-se que este humilde espaço de considerações vem do longínquo abril de 1977, num legado do saudoso Monsenhor Camilo. Graças se deem ao Senhor Deus.

A festa de hoje, pois, é a da Epifania do Senhor.

Na Epifania, a Igreja comemora a manifestação divina, ou seja, o próprio Deus se faz presente, numa certeza de que de todos os modos ama e vela por seu povo.

Puro júbilo e alegria para, destarte, sentirem-se todos sempre protegidos e amados.

É de tanta generosidade o cuidado divino, em termos de zelo, que, agora, por exemplo, Sua Santidade o Papa Francisco, em nome da Igreja de Cristo, aquinhoa os cristãos com o chamado "Ano da Misericórdia".

O fruto dessa benesse espiritual são as indulgências jubilares.

A misericórdia divina aberta para o perdão e a purificação radical da alma a quem o deseje.

A forma concreta de auferir essa graça, Indulgência Plenária, consiste na passagem pela chamada "Porta da Misericórdia", factível tão apenas seja feita com o ingresso em algum santuário. Folhetos explicativos estão disponíveis (Jubileu da Misericórdia) ainda na entrada da matriz das várias paróquias ituanas.

A passagem pela Porta da Misericórdia e produção de seus efeitos, em Itu, será realizada no dia 6 (seis) deste janeiro, quarta feira, a começar com a Santa Missa às 19h30 na Praça Padre Miguel, oficiada pelo Senhor Bispo Dom Vicente Costa, seguida de procissão para a passagem pela Porta da Misericórdia no Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, Igreja do Bom Jesus, na Praça Padre Anchieta.

A Porta da Misericórdia, um sufrágio pleno aos fiéis, bem a propósito da Epifania do Senhor, amor e misericórdia divina pelos seus filhos.

Prova de Amor.

                                                                                                João Paulo

Comentários