Colunistas

Publicado: Sábado, 2 de janeiro de 2016

Prova de amor

Prova de amor

 

 

EPIFANIA DO SENHOR

Ano C - Domingo, 03.01.2016

Evangelho segundo Mateus, 2, 1-12

 

___________________________________________________________________________

“” 1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando:

“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’”.

7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.

10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.

11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. “”

______________________________________________________________________________

Abre-se mais um ano civil, 2016.

No que respeita à Igreja, porém, o Ano Litúrgico teve seu início já nas últimas semanas de 2015, com o Tempo do Advento, a preceder o Natal.

E dizer-se que este humilde espaço de considerações vem do longínquo abril de 1977, num legado do saudoso Monsenhor Camilo. Graças se deem ao Senhor Deus.

A festa de hoje, pois, é a da Epifania do Senhor.

Na Epifania, a Igreja comemora a manifestação divina, ou seja, o próprio Deus se faz presente, numa certeza de que de todos os modos ama e vela por seu povo.

Puro júbilo e alegria para, destarte, sentirem-se todos sempre protegidos e amados.

É de tanta generosidade o cuidado divino, em termos de zelo, que, agora, por exemplo, Sua Santidade o Papa Francisco, em nome da Igreja de Cristo, aquinhoa os cristãos com o chamado "Ano da Misericórdia".

O fruto dessa benesse espiritual são as indulgências jubilares.

A misericórdia divina aberta para o perdão e a purificação radical da alma a quem o deseje.

A forma concreta de auferir essa graça, Indulgência Plenária, consiste na passagem pela chamada "Porta da Misericórdia", factível tão apenas seja feita com o ingresso em algum santuário. Folhetos explicativos estão disponíveis (Jubileu da Misericórdia) ainda na entrada da matriz das várias paróquias ituanas.

A passagem pela Porta da Misericórdia e produção de seus efeitos, em Itu, será realizada no dia 6 (seis) deste janeiro, quarta feira, a começar com a Santa Missa às 19h30 na Praça Padre Miguel, oficiada pelo Senhor Bispo Dom Vicente Costa, seguida de procissão para a passagem pela Porta da Misericórdia no Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, Igreja do Bom Jesus, na Praça Padre Anchieta.

A Porta da Misericórdia, um sufrágio pleno aos fiéis, bem a propósito da Epifania do Senhor, amor e misericórdia divina pelos seus filhos.

Prova de Amor.

                                                                                                João Paulo

Comentários

Reflexão Dominical

João Paulo

João Paulo

João Paulo, pseudônimo do jornalista Bernardo Campos, adotado para temas de espiritualidade.

Arquivo

22 dias atrás

Olhemo-nos de frente

14 de setembro de 2019

Ovelha desgarrada inquieta o Pastor

7 de setembro de 2019

O peso da cruz

Ariza Centro Veterinrio