Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de maio de 2006

Proclamar o Reino de Deus

O Reino de Deus, seus valores, construção entre os homens e na sociedade, é dos temas mais trabalhados e belos nos quatro Evangelhos. A pregação do Nazareno nos três últimos anos de sua vida pública, em que se apresentou como Mestre, Caminho, Verdade e Vida, está centrada na proclamação da chegada do Reino de Deus. As parábolas do Reino, os valores que o distinguem entre os homens retornam, com freqüência, em sua pregação pelos caminhos e cidades da Palestina. Continuam ecoando no mundo pela pregação da Igreja, seus Pastores, filhos e filhas.

“Chegou a vós o Reino de Deus, o Reino de Deus já está entre vós e dentro de vós” são expressões que se repetem no início da vida pública de Cristo. É dos temas que mais freqüentemente retornam nas pregações do Filho de Deus. Certamente, a afirmação do Mestre refere-se somente ao começo do Reino de Deus nos corações dos homens e mulheres do seu tempo e das gerações futuras. O Reino de Deus somente irá consumar-se quando Cristo retornar como juiz inapelável para colocar um ponto final na história humana. Entre o ontem e o hoje, o aqui, o agora e o amanhã, ainda poderão correr séculos e milênios. Somente Deus Pai, afirmou Jesus, sabe quando se dará a parusia ou segundo advento de Cristo, momento em que o Reino de Deus será definitivo e perfeito.

Cristo tornou-se o primeiro proclamador do Reino de Deus, o arauto que definiu o início e a amplitude, os valores e a consumação desse Reino. Sempre é oportuno lembrá-lo, até porque posicionamentos ideológicos como os do ex-franciscano Leonardo Boff, do conhecido irmão dominicano Frei Betto, além de outros teólogos e pastoralistas ligados à Teologia da Libertação que durante décadas prevaleceu no Brasil e na América, ousaram apresentar a ex-União Soviética e a Cuba de hoje, ditaduras marxistas e atéias, como espaços modelares do Reino de Deus na história...

A referência a tais posições não significa, por outro lado, que o Reino de Deus coincida com as nações do Ocidente liberal e capitalista. Na realidade a Igreja, dom de Cristo para a humanidade é, sem dúvida, o primeiro espaço do Reino de Deus. Nela se encontram com maior freqüência em inúmeros dos seus filhos, os valores que o caracterizam. Em certo sentido, porém, pode-se afrimar que o Reino de Deus também já chegou e tem o seu espaço no coração de toda pessoa, família e grupo nos quais se encontram pelo menos alguns dos valores do Reino de Deus.

Sem dúvida, há alguns excelentes livros escritos sobre o Reino de Deus e seus valores. Poucos leitores têm acesso aos mesmos. Antecipo desde já a importância do livro “ A Cidade de Deus ” e “ A Cidade dos Homens ” do grande Agostinho de Hipona. É obra clássica, traduzida nas mais importantes línguas modernas, em que o genial e santo bispo do século V contrapõe a cidade marcada pelos valores do Reino de Deus, à cidade em que predominam desvalores em contradição com os do Reino.

Aos Pastores da Igreja, aos seus filhos e filhas, compete a responsabilidade da proclamação, construção e dilatação dos espaços do Reino de Deus em todo homem e mulher, na sociedade em que vivem. Felizmente, são inumeráveis, em todos os continentes e países, também em nosso Brasil, os arautos do Reino e seus valores ainda que em não poucos casos esse empenho lhes tenha custado calúnias e incompreensões, processos e até mesmo o martírio.

Comentários