Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 23 de junho de 2008

Primeiro de Abril

Dia Internacional da Mentira
Mentira lembra falsidade, desonestidade, covardia...
Mente-se para escapar de uma enroscada, para justificar um deslize, para fugir de uma responsabilidade, para incriminar alguém, para denegrir uma reputação...
Mas, mente-se também para dar consistência a um sonho, trazer para o mundo real os desejos alojados nos mais recônditos esconderijos da alma.
 
Assim era o Sampaio. Um mentiroso sonhador que deixava extravasar de si o seu mundo ilusório, onde ele sempre era o herói, o grande, o privilegiado de alguma forma.
Era o seu jeito de compensar o anonimato em que sempre viveu, de fugir da mediocridade, de viver o seu faz de conta.
Os colegas faziam caçoadas às suas costas e, havia até quem chegasse a inventar mentiras e dizer que foi ele que contou, pois, afinal, de mentiroso, todos nós temos um pouco... E o Sampaio já tinha a fama.
 
Se acontecia um escândalo, desses pratos cheios, tipo “a mulher do prefeito fugiu com um motorista de táxi”, o Sampaio, invariavelmente, já sabia de tudo, nos mínimos detalhes, porque “o taxista contou pra ele” e o Prefeito, seu amigo íntimo, confiou-lhe a desconfiança desde as primeiras suspeitas e chorou no seu ombro o leite derramado.
Se um nadador da cidade fazia sucesso lá fora, era contratado por um clube famoso, convidado para participar de um torneio internacional, o Sampaio dizia que foi ele quem ensinou o rapaz a nadar, e que, recentemente, tinha conversado com ele e dado umas dicas referentes a mergulhos, respiração, etc.
 
Dizia-se conhecido e admirado por todas as pessoas de destaque na cidade e enumerava os muitos convites que recebera para ocupar cargos de confiança das autoridades locais e ótimos empregos na indústria e no comércio, afirmando que recusara a todos porque preferia continuar no seu emprego fazendo o que gostava.
 
Primeiro de Abril!
Os amigos resolveram fazer uma brincadeira com ele.
Falaram sobre a dificuldade encontrada pelos candidatos à admissão da Academia Militar das Agulhas Negras e o Sampaio, imediatamente, inventou:
- Conversa! O exame é muito fácil, pois imagine que em 1980 eu fiz uma aposta com uns amigos que estavam se ralando de estudar. Disse a eles que prestaria o vestibular sem estudar nada e passaria.
- E passou?!
- Foi até engraçado. Nenhum deles passou e eu passei em primeiro lugar. O reitor até me chamou à sala dele para me cumprimentar.
O amigo inventa:
- Em 1980 o reitor era o General Sampayo. Será que ele não é seu parente?
- Pois sabe que é. Nós ficamos batendo papo um tempão e acabamos descobrindo que ele é filho de um primo de meu pai. Meu primo em quarto grau!
O amigo continua:
- Mas o Sampayo dele é com Y.
- O da minha família também era. Foi meu avô que trocou pelo i no registro dos filhos.
 Gargalhada geral:
- Primeiro de Abril!
O Sampaio não perde o rebolado:
- Ha!Ha!Ha! Claro! Percebi logo! Estava dando corda para ver até onde vocês iam.
Comentários