Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Presentes tecnológicos para Itu rumo aos 400 anos

Presentes tecnológicos para Itu rumo aos 400 anos
Que presente tecnológico você daria para Itu?
A contagem regressiva para os 400 anos de Itu já começou. Para nos preparar à grande comemoração, a coluna Tecnologia em Cena apresenta um artigo especial, fugindo do modelo tradicional que vem apresentando.

Em 2010 Itu completa 400 anos e desde já muitas novidades estão acontecendo para a comemoração da data. Ano passado foi lançado o site Itu400 para comemorar o quadringentésimo aniversário de Itu. Foram lançadas também campanhas pelo Itu.com.br: “400 coisas especiais para se fazer em Itu”, "400 fotos de Itu" e "400 poesias para Itu".

Não podemos de forma alguma parar no tempo. Temos que pensar desde já no futuro, ou seja, de como seria a cidade com muitas melhorias em diversas áreas e principalmente na de tecnologia. Sendo assim eu me pergunto: Qual ituano nunca sonhou com alguma melhoria tecnológica para a cidade?

Pensando na questão, a coluna pesquisou em salas de bate-papo da cidade, falou com amigos, conhecidos, turistas, familiares, admiradores da cidade, enfim, com pessoas que gostariam como eu de transformar Itu numa cidade com mais tecnologia, muito mais moderna... solucionando problemas de uma maneira bem mais prática. Desta forma este artigo dá continuidade à campanha que começou em fevereiro de 2009 através do “Opinião” do Itu.com.br, com o objetivo de reunir o maior número de sugestões possíveis que respondam a seguinte pergunta: “Que presente tecnológico você daria para Itu nos seus 400 anos?”.

Tenho algumas ideias que ajudariam no turismo, educação e transporte da cidade. Confira:

Turismo: instalação de vários telões mostrando a beleza da cidade, dos casarões, fotos, vídeos, curiosidades, depoimentos de ilustres ituanos, enfim, uma divulgação em massa em Itu sobre a própria Itu.

Educação: cada professor teria seu material no formato digital que seria transmitido aos alunos, na sala de aula, através de telão digital touch screen (sensível ao toque).

Transporte: além das linhas existentes hoje, seria criada uma especial para os pontos turísticos da cidade. Os ônibus dessa linha seriam equipados com um letreiro e áudio que serviria de orientação para o turista a cada momento do passeio.

Vários ituanos, turistas e admiradores da cidade já participaram da campanha. Não deixe de participar também! Confira todas as sugestões até agora que a coluna já recebeu desde o início da campanha rumo aos 400 anos de Itu:

- Postes com antenas de conexão Wi-Fi espalhados pela cidade (Thiago Sanches e Edison Cordeiro);
- Câmeras de vídeo cobrindo o Centro da cidade, bancadas pelos moradores da rua em parceria com a prefeitura e algumas empresas (Alan Dubner);
- Câmeras de vídeo na cidade toda (Gisele de Souza);
- WebFone nas praças (Bruno de Oliveira);
- Internet gratuita para toda a cidade (Deborah Dubner);
- Novo semáforo eletrônico gigante, com contagem de tempo (Felipe Gagliardi);
- Modernização e restauração do Ituano Clube (Kátia Santos);
- Cada aluno da rede pública com seu laptop, através do projeto UCA - Um Computador por Aluno (Luciane Gagliardi);
- Modernização da rodoviária (Murilo Menabó);
- Melhor divulgação do AcessaSP - Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo (Rafael da Silva);
- TV Digital (Ronaldo Rangel);
- Programa de inclusão digital (Valéria Bertolazzi);
- Prefeito Robô (Anônimo);
- Despoluidor automático de águas (Luiz Fernando);
- Telas touch screen com especial turístico em Itu espalhadas pela cidade (Roberta Molteni);
- Algo que alargue as ruas e virem avenidas (Fábio Aurélio);
- Reestruturação do site da Prefeitura da cidade (Jefferson Furtado);
- Instalação de mais Lan Houses na cidade (Guilherme Rodrigues);
- Criação do Museu da Imagem e do Som, como se fosse diário digital da cidade (Joaquim Neto).

> Interação
Agora chegou a sua vez de responder: “Que presente tecnológico você daria para Itu nos seus 400 anos?”. Participe! Deixe seu comentário abaixo!
Comentários