Colunistas

Publicado: Terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Presentes de Natal

Crédito: Domínio Público Presentes de Natal

JESUS CRISTO, BUDA, Hermes Trismegisto e Krishna - entre outros Avatares e Grandes Mestres da humanidade - trouxeram um conhecimento perpetuado ao longo dos milênios, e celebrado conforme cada Tradição.

É no mês de dezembro – o mais especial do calendário cristão - que um grande número de pessoas percebe em si o que define como “espírito natalino”- que brota em forma de sentimentos de amor, fraternidade e paz, que possibilitam ver no outro, o próximo.

Árvores – símbolos da elevação da terra em busca da luz - são enfeitadas, e velas iluminam a mesa onde a refeição é dividida. É tempo de dar e receber presentes.

Os comércios divulgam seus produtos em campanhas que aquecem as vendas. O consumo é estimulado para que a festa contemple todos os sentidos: paladar, visão, audição, tato e olfato. Papais-noéis coloridos prometem atender as crianças bem comportadas, e oferecem doces.

As famílias se esforçam para preservar a “magia” do natal: presentes escondidos, campainhas tocadas e sacos cheios de brinquedos depositados nas soleiras das portas.

- O Papai Noel chegou! – anunciam.

O Natal não é do Papai Noel. É do menino-avatar – O Messias - que deixou para a humanidade o presente do conhecimento de que o sagrado se encontra igualmente em cada homem e mulher, em cada segundo da vida e além dela.

Que trouxe a esperança e que, “magicamente”, transformou a água em vinho e multiplicou os pães, numa clara demonstração de que a humanidade é muito mais do que imagina ser.

Que as luzes acesas na festa cristã, tornem visível a incomensurável grandeza da Criação.

Que as crianças celebrem com alegria os presentes deixados pelo Grande Mestre.

Que sobre as mesas abundem frutos, vegetais e cereais, e não os corpos daqueles que devemos proteger.

Que em cada alma o “espírito natalino” se manifeste em plenitude, em cada dia da vida.

Feliz Natal para todos os seres do Universo!

Comentários