Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de julho de 2007

Precisamos de bons exemplos

Crédito: globoesporte.com Precisamos de bons exemplos
" O Brasil precisa muito de bons exemplos"
Estamos vibrando muito com os Jogos Pan-americanos 2007.
 
A abertura foi maravilhosa por sua originalidade e criatividade onde ressaltou nossa cultura valorizou nossos cantores, compositores, coreógrafos, figurinistas e tantos outros.
 
O espetáculo emocionou a todos com a interpretação à capela do Hino Nacional pela cantora Elza Soares, com a Orquestra Sinfônica Brasileira executando de Villa-Lobos a Tom Jobim. A corrente humana formada pelos tocadores de samba que como num grande abraço recepcionaram as 42 delegações. O sincronismo dos fogos com o ritmo das músicas; as bandeiras reproduzindo o calçadão de Copacabana; a cadeira imensa com a Adriana Calcanhotto e o momento culminante a qual foi acesa a pira olímpica pelas mãos de Joaquim Cruz dando vida ao imenso Sol.
 
Foi muito lindo!
 
Tudo isso aconteceu em razão da magia que o esporte exerce nos seres humanos.
 
Somente o esporte tem o poder de unir o mundo, de dar trégua às guerras, de explodir o patriotismo no peito de cada um.
 
Somente o esporte faz com que ecoe o grito de felicidade diante de um recorde quebrado, de um gol marcado, de um placar alterado.
 
Tudo isso só é possível em razão da dedicação de seis, oito, nove e às vezes dez horas de treino diário buscando a superação dos próprios limites.
 
A alegria que sentimos ao vermos Jade, uma jovem de catorze anos dando um show na ginástica olímpica, ou então Luíza Almeida de quinze anos fazendo o mesmo só que no hipismo, e o orgulho que nos deu Diogo Silva com a conquista da primeira medalha de ouro pelo taekwondo e todos os outros que nos presentearam e ainda nos presentearão com belíssimas apresentações.
 
Que maravilha podermos falar destes jovens que se emocionam por representar tão bem sua Pátria através do esporte. De compartilhar esta alegria imensa com um país sofrido que todos os dias só sabe ouvir sobre assaltos, assassinatos, fraudes, impostos.
 
Que exemplo magnífico de cidadania estão nos proporcionando estes jovens que dão o melhor de si para ver a bandeira do nosso país hasteada no pódio. Que treinaram dias, meses, anos a fio para obterem os resultados que enaltecerão o nome do nosso país e a auto-estima do nosso povo.
 
Parabéns a estes jovens que por esforços próprios e praticamente sem qualquer incentivo do nosso país dão exemplos de desprendimento, cidadania  e patriotismo. São eles responsáveis por proporcionar dias de satisfação a qual deixamos de lado as rugas de preocupação e sofrimento para estamparmos no rosto um sorriso repleto de orgulho. 
 
Que estas atitudes desperte nos homens que tem como função dirigir o nosso país, a mesma noção de valores, e que eles passem a respeitar o nosso povo.
 
E termino com a emocionante frase de Diogo Silva - Medalha de ouro – taekwondo
 
“O Brasil precisa muito de bons exemplos e eu quis muito ser este bom exemplo.”
Comentários