Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Plugue-se na Era Digital

Nos dias de hoje tudo ficou mais fácil, a tecnologia se desenvolveu de tal maneira que sobra muito mais tempo para o lazer, família e desenvolvimento pessoal. Por isso estamos cada vez mais voltados ao espiritual e às praticas meditativas. No campo da saúde, nem se fala, a redução do stress, obesidade, colesterol e tantos outros problemas que eram causados por um dia a dia fatigante.
    Qual o problema do parágrafo acima? Não é o que está acontecendo? O que está acontecendo?
    A tecnologia da informação realmente se desenvolveu para que pudéssemos otimizar o nosso tempo. A sociedade da informação nos forneceu conhecimento para que melhorássemos nossa qualidade de vida. Por que então, nossa produtividade individual piorou?
    Os novos "devices" (produtos eletrônicos) surgem sempre como "gadgets" (novidades eletrônicas) e são usados por aqueles que estão mais na moda. Pelo menos do ponto de vista digital. Dá para imaginar que até bem pouco tempo não usávamos celular? Sempre me achei independente do celular (até me gabava), um dia, o meu caiu na água e fiquei dois intermináveis dias sem. Como separar o brinquedo da ferramenta? De que maneira podemos aproveitar melhor os avanços tecnológicos para o nosso conforto?
    Em primeiro lugar quero colocar meia dúzia de idéias que formam o contexto para nos posicionarmos no uso dessas "facilidades".
    1. No campo da tecnologia estamos desenvolvendo ferramentas para facilitar nossa vida. 2. No da informação estamos tornando o conhecimento de domínio público. 3. A aprendizagem se tornou permanente e integrada ao nosso dia a dia. O e-Learning será a principal ferramenta de CRM. 4. A medicina permitirá o monitoramento constante de nossos sinais vitais que além de antecipar problemas aprenderemos como nunca o fizemos antes. Isso sem falar na biotecnologia e genética. 5. A economia alterou completamente seu formato e suas regras estão sendo incorporadas em alta velocidade, beneficiando alguns e destruindo outros. O poder está mudando de mãos novamente. 6. O impacto do dinheiro digital será avassalador e por enquanto estamos apenas preocupados com a sorte do Euro e do Dólar.
    Com esse cenário falta apenas perguntar: e o ser humano? Estamos todos nos interconectando, quer saibamos ou não. Teremos menos tempo e necessidade para constantes locomoções. Nos acostumaremos a viver harmoniosamente no cáos. A escrita dará lugar a fala. O computador vai embora e dará lugar a acessórios portáteis e eletrodomésticos. O mundo ficará muito mais afetado pelo que acontecerá em qualquer lugar. Para o melhor e para o pior.
    Estamos vivendo um momento da história no qual é difícil separar o mito da realidade, o virtual do real. Dentro de 5 anos, acostume-se com o fato de que sua privacidade irá por "água abaixo". A partir de então sua remuneração será diretamente proporcional ao resultado do seu trabalho. O emprego será apenas para as classes C, D, E e F. Quem tiver formação superior terá "jobs" em várias empresas pelo mundo.
    Portanto, prepare-se! Vamos começar pelo e-mail. Se você está tendo dificuldades em configurá-lo para usar os "features" avançados, o problema não é você. Eles foram desenhados para dar a sensação de que fazem qualquer coisa, mas é você que é muito estúpido para saber usá-los. Não se preocupe, eles logo vão embora. Como gastar menos tempo com os e-mails?
   - Gaste um bom tempo planejando como você vai organizá-los e quais são as suas prioridades.
   - Responda sempre os e-mails ao abri-los.
   - Se não tiver tempo, abra-os mais tarde.
   - Compre um bom organizer (Palm, Pocket PC, Cassiopéia,etc.) e transfira seus e-mails regularmente. Isso lhe dará autonomia de tempo e espaço.
   - Aprenda, pelo menos a agendar compromissos, anotar telefones e principalmente a trocar cartão eletronicamente.
   - Comece a aprender a usar um reconhecedor de voz (Via Voice ou similar). No começo é uma confusão mas em pouco tempo você pega o jeito.
   - Compre um fone de ouvido com microfone (vale a pena pagar para ter um bom). Eles são ridículos mas logo farão parte do dia a dia (como os celulares).
   - Procure três ou quatro sites que você visitará todo dia para se informar do que é básico para você. Reserve um tempo para isso como se fosse um exercício diário.
   - Compre uma câmera digital fácil de carregar e leve-a com você. Perca a inibição de registrar o seu dia a dia. No começo é constrangedor depois você perceberá a importância dessa interação.
   - Finalmente, economize na quantidade de comunicação e capriche na qualidade. Não mande correntes, nem avisos de vírus e muito menos coleções completas de piadas. Lembre-se: a comunicação é sempre one to one!
Comentários