Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 7 de julho de 2016

Planejamento é imprescindível!

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Planejamento é imprescindível!
Simião comemora gol contra Caxias/Jogadores do Ituano comemoram gol pela Copa Paulista

Após a precoce eliminação no inicio do ano no campeonato paulista, o Ituano foi surpreendido com a vaga para série D, que caiu no colo do galo rubro negro. Graças ao novo formato da competição – que esse ano conta com 48 times – o estado de São Paulo ganhou mais duas vagas. Uma delas ficou com Linense, campeão da Copa Paulista de 2015 e a outra com o vice, que no caso foi o time de Itu.

Com isso o Galo ficou ciente que a partir de junho estaria participando de duas competições simultaneamente, que seria a Copa Paulista – que conquistou o vice-campeonato em 2015 – e a Série D do Campeonato Brasileiro – que nos últimos seis anos havia participado apenas uma vez, em 2014, quando terminou em 12º lugar .

A diretoria então teve que montar um plantel, e um elenco qualificado para conseguir conciliar as duas competições. E vem mostrando que o planejamento no futebol é muito importante.

No domingo passado, 03/07, aconteceu à estreia na Copa Paulista contra o São Paulo – Que está participando do torneio com o time sub-20 – e no sábado, 02/07, houve jogo pela quarta rodada da Série D, contra o Caxias, ambos realizados no Novelli Jr. Nos dois jogos a equipe Ituana disputou com times distintos, priorizando - obviamente - a Série D, por isso na Copa Paulista foi utilizado jovens jogadores, ou os que não são muito aproveitados pelo técnico Tarcisio Pugliese, inclusive tendo quatro atletas que fizeram suas estreias!

O resultado não poderia ter sido melhor, duas vitórias! Ambos os triunfos foram por 2x1. Contra a equipe da capital paulista os gols foram marcados por Rodrigo Celeste e Rafael Martins, já contra o Caxias, Simião e Igor anotaram para o Galo Rubro Negro.

Nas duas competições o time da cidade onde tudo é grande está muito bem, com a vitória no primeiro jogo, o Ituano está em segundo colocado no Grupo 3 da Copa Paulista, atrás apenas do XV de Piracicaba devido o saldo de gols, já na 4º Divisão do Campeonato Brasileiro, o time lidera o grupo A17, a uma vitória da classificação para próxima fase.

Os próximos confrontos serão no fim de semana contra Metropolitano - SC, dia 09/07, e contra o Paulista, dia 10/07, o primeiro jogando em casa e o segundo em Jundiaí, pela série D e pela Copa Paulista respectivamente.

Agora resta continuar com o trabalho, que está sendo bem feito, continuar com o pensamento de vitórias, mesclando a experiência com os jovens talentos, para mostrar que o planejamento no futebol não é apenas muito importante, mas sim IMPRESCINDÍVEL!

Thomaz Petrone

Comentários