Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pirâmides

Pirâmides

Tendo em vista referido assunto veiculado na imprensa há alguns meses atrás relacionado a empresas de marketing digital o qual supõe seja uma pirâmide, achei por bem conscientizar os amigos leitores.

“Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo  comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis”. “O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes c omplicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A idéia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original”. “Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações.”(Wikipédia).

O Ministério Público já está de olho em diversas empresas deste tipo as quais abordam o cidadão com promessas de dinheiro fácil, claro, após você contribuir com um pequeno investimento. Empresas investigadas atualmente são: TELEXFREE e BBOM, dentre outras.

Logo de início há de se lembrar que todos os golpes oferecem rentabilidade atraente, pouco detalham sobre os riscos, promete dinheiro rápido, desde que captados novos investidores, entre outras supostas vantagens.

As chamadas “Pirâmides” são um golpe no qual os pagamentos aos investidores são provenientes de novas aplicações. Quando o dinheiro não é suficiente para cobrir os resgates, estes começam a atrasar e são, finalmente, interrompidos, gerando perdas para aqueles que investiram.

No caso de “pirâmide invertida”, o usuário paga uma taxa de adesão e a partir desse momento passa a ser um divulgador, recebe semanalmente por isso. Por cada indicação, ele recebe uma comissão, assim como pelos ganhos semanais da pessoa indicada, e assim sucessivamente.

Antes de investir, é fundamental se orientar a investigar a empresa, assim como os seus sócios, e quando digo investigar é verificar se a empresa realmente existe e se os seus sócios não respondem processos na Justiça. Devem-se analisar as promessas de retorno, assim como saber e conhecer pessoas que já tiveram retorno. Verificar o ofertante e o intermediário e não ter receio de fazer perguntas, se possível o máximo que puder e decidir com toda a calma do mundo antes de se aventurar em um negócio o qual não se sabe aonde irá parar.

E se mesmo depois de se orientar você decidir investir o seu dinheiro, é importante não repassar a senha qualquer que seja, para terceiros, acompanhar de perto todas as operações e requerer prestação de contas de sua aplicação. E se sentir-se lesado, procurar a polícia, já que se trata de um crime contra a economia popular.

Comentários