Colunistas

Publicado: Sábado, 25 de fevereiro de 2017

Pés no chão, coração em Deus

Pés no chão, coração em Deus

REFLEXÃO DOMINICAL –– Ano “A” -  26.02.2017

8º. do Tempo Comum - Verde – São Mateus

Evangelho (Mt. 6, 24-34)

...............................................................................................................................

“”    Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?

Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não comem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

E porque ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?

Os pagãos é que procuram essas coisas.

Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.

Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.

Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações!

Para cada dia bastam seus próprios problemas”.    “”

...............................................................................................................................

Jesus recomenda neste evangelho, essencialmente confortador, que se cruzem os braços e olhem todos para cima para ver o que acontece?

Evidentemente que não!

Assim, de pronto, urge neste caso e a esta altura, que o ser humano cumpra confiantemente com suas obrigações e que os cuidados maiores fiquem por conta da bondade infinita do Criador.

Jesus relata como na criação e em tudo que diga respeito à natureza, Deus provê. Não se está, - ninguém, absolutamente, -  livre de eventuais e naturais percalços, mas nada em nenhum momento que o ser humano, tão pouco credenciado a salvar-se de momentos difíceis e inesperados, corra em desespero vão, sem refletir que antes dele Deus Nosso Senhor cuida de tudo.

Esse “tudo” também não pode ser visto apenas por olhos e sentimentos humanos, tão despreparados ou afundados em preocupações, como se ele, o ser humano, agisse sozinho.

É, muito pelo contrário, seguir de passos firmes e quem anda está sujeito a claudicar eventualmente, mas, mesmo assim fique de cabeça erguida e coração confiante porque, no momento preciso (que raramente será aquele do desespero inesperado e preocupante) Deus provê. E o faz a tempo e hora. Hora e tempo administrados pela infinita e superior providência, essa assegurada no evangelho de hoje.

Em suma: sim, assente-se, leia e releia este evangelho. Se necessário, perpasse até mais vezes essas promessas consoladoras e autênticas porque divinas.

Não é sonho.

Não é momento de delírio fugaz.

É pauta de vida proclamada por Jesus.

                                                                                                                                João Paulo

Comentários