Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Pela janela do Prótur

Pela janela do Prótur vejo gente passando na rua e espiando com curiosidade e vergonha.
Pela janela do Prótur vejo crianças, jovens, idosos, pobres, ricos, conhecidos e desconhecidos relembrando histórias, reconhecendo paredes ou visitando pela primeira vez um espaço que há muito tempo se escondia.
A janela que se abriu não foi apenas a da antiga Fábrica São Luiz, que carrega um mundo de lembranças boas ou ruins. Por essa janela novos ventos renovam o ar, trazendo o frescor do recomeço, o entusiasmo do ideal coletivo, a esperança na capacidade de realização.
Cada vez que vou à sede do Prótur, por menor que seja o tempo que eu permaneço lá, fico sempre impressionada com a quantidade de pessoas que passam pela calçada da Rua Paula Souza e param para espiar o lado de dentro. Confesso que também acho atrativo: em cima de uma mesa, bem perto da janela, há duas maquetes maravilhosas que foram doadas para a Associação, fruto do concurso "O que Mais Amo em Itu". Cada detalhe é digno de ser observado com carinho e cuidado, de tão primoroso que é. Vi crianças fascinadas, olhando para este trabalho como se admira uma obra de arte.
Essa experiência me encantou. Senti que, apesar de estarmos apenas no início do nosso percurso, já conseguimos realizar feitos de muito valor:
- O resgate, ainda que embrionário, do amor pela nossa cidade.
- O impulso para criar e recriar a partir do que a cidade oferece de melhor.
- A possibilidade de encontrar novas formas de expressão que valorizam os talentos humanos.
- O envolvimento com educadores, para transmitir uma visão pró-ativa do potencial turístico ituano.

Pela janela do Prótur vejo sorrisos, interesse, perguntas, curiosidade, vontade de ver mais de perto e participar. O que se passa na rua é um reflexo do que se passa dentro da gente também.
A nossa sede está, aos poucos, criando uma atmosfera colorida de aconchego e entusiasmo, que dá para perceber lá do outro lado da rua.
Desvendar Itu é observar cada cantinho como se fosse a primeira vez, como a criança, que olha o mundo e se maravilha com o mais singelo cotidiano. Desvendar Itu é acreditar que apesar de você passar sempre pelas mesmas ruas, pode não ter reparado nos tesouros que lá estão escondidos. Portanto, se você ainda não passou pela janela do Prótur, faça-nos uma visita. É só chegar, a janela está aberta!

Comentários