Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Patchwork da Gratidão

Patchwork da Gratidão
É uma colcha de abundancia, protege do frio com absoluta leveza e seu alcance é infinito.

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". O patchwork é uma técnica de costura que trabalha a união de diversos retalhos um a um, podendo dar origem a desenhos multicoloridos que irão compor colchas e outros acessórios.

Estou montando um Patchwork da Gratidão. Este colorido e diversificado manto protetor invisível tem me aquecido com retalhos de histórias de vida tecidas pelo fio da Gratidão.

Quanto mais mergulho neste mar, mais fundo sinto o quão profundo é o poder da Gratidão na vida humana. Nos últimos meses tenho vivido a alegria de estimular a Prática da Gratidão de várias formas.

Pela hashtag #umagradecimentopordia isso já ocorre desde 2010, e graças a isso tenho a sorte de ler inúmeros agradecimentos diários de outras pessoas nas redes sociais. Mas este ano tudo isso alcançou outra dimensão. Minha emoção também ganhou amplitude.

Depois do livro “A Prática da Gratidão” que lancei em junho, tenho recebido dezenas de comentários e posts de leitores que querem presentear pessoas queridas. “Vou dar estes livros para pessoas que são muitos especiais pra mim” - é o que eu mais tenho ouvido. Cada presente é carregado de amor e gratidão e as pessoas me contam suas histórias, ansiosas para saber como cada um vai receber. Amigo secreto, Natal, brindes, aniversários, reuniões de família... são muitas cenas contadas e imaginadas e eu fico vibrando à distancia.

Logo depois veio o saquinho artesanal com o #umagradecimentopordia pintado à mão, para embalar e valorizar o livro, uma vez que fui percebendo que esta era a principal vocação desta obra: ser oferecida como presente. A ideia nasceu comigo, mas só foi possível graças a uma nova parceria que deu muito certo, porque foi feito artesanalmente e com muito carinho – ingrediente altamente necessário para este tipo de presente.

Pouco tempo depois nasceu a xícara do #umagradecimentopordia, delicada e inspiradora. Novamente, uma ideia antiga que eu tinha, mas que só foi possível porque encontrei uma parceria perfeita.
No meio do caminho, ganhei de presente um vaso pintado à mão com o #umagradecimentopordia que eu escolhi, criado por uma florista artista plena de ideias e realizações. E mais: nasceram marcadores de livro coloridos e floridos, criados artesanalmente por um grupo de pessoas para dar de presente aos dançantes da Roda da Gratidão. Tudo foi muito além!

Curioso, mas previsível, que todas as parcerias deste projeto (incluindo a minha editora) vieram das rodas de Dança Circular. Faz toda a diferença ser parte de uma engrenagem de pessoas que criam e trabalham para além da dimensão comercial. Tudo é feito com amor. E o invisível vai tecendo fibras que se conectam e causam sentimentos bons em cada pessoa que recebe o livro, a xícara ou o saquinho mimoso. Por isso expande.

Tenho me emocionado ao ver como cada um quer compartilhar, impregnar e estimular o sentimento de gratidão nos amigos, filhos, colegas de trabalho e parceiros.

Além da parte física dos produtos, tenho vivido também uma parte intangível, que diz respeito às palavras e emoções que brotam em rodas de conversa e palestras que tenho feito por aí. A quantidade de exemplos que tocam e fazem chorar é impressionante. Ouço as histórias de gratidão que os participantes me contam, honrando pessoas da família e amizades, celebrando cada conquista como pequenos milagres, como foi dito por uma mulher em tratamento de câncer. Em cada lugar que eu piso, aprendo que exercitar a Gratidão e a sua expressão com as coisas simples da vida é a porta de entrada para uma vida plena e feliz, independente das circunstancias.

Na minha colcha de Patchwork da Gratidão, a alegria transborda. Os fios de simplicidade costuram memórias que ficam gravadas nos passos do coração. O abraço é dourado e o sorriso nasce do ventre. Embalo cada retalho com música que sente e sabor que nutre. Cada história nasce com brilho no olho e poesia que canta. Entre uma vida e outra, o choro lava a dor e derrete a escassez, acolhendo as qualidades que a gratidão traz. É uma colcha de abundancia, protege do frio com absoluta leveza e seu alcance é infinito.

O meu desejo é que este manto protetor abrace toda a terra e esquente todos os corações. Tudo isso eu vivi. #umagradecimentopordia
 

Deborah Dubner tem plantado sementes de Gratidão com o seu livro "A Prática da Gratidão" e também em rodas de conversas, palestras e workshops. Pela palavra e pela Dança Circular, leva inspirações que acordam o olhar para novas possibilidades, transformando o cotidiano em uma obra de arte.

Comentários