Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parabéns pro Lula

Parabéns pro Lula
Presidente Lula completa hoje 65 anos

Hoje o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva completa 65 anos. Está, portanto, entrando na terceira idade justamente no último ano de seu mandato como Presidente da República Federativa do Brasil.

Para os mais afoitos, cabe explicar logo de início que não sou partidário. Não votei em Dilma e nem em Serra no primeiro turno. Não pretendo fazê-lo no segundo turno.

Por qual razão desejo parabéns a Lula? Por ter feito o que considero um bom trabalho nos últimos oito anos. Não o absolvo das responsabilidades dos casos do Mensalão e afins. Mesmo assim, o presidente superou minhas expectativas.

Em 2002 o país estava sob tensão com a eleição do petista. O mercado financeiro desconfiava. As pessoas tinham medo do que poderia acontecer. O dólar quase chegou a ser negociado a quatro reais.

Lula ganhou e o que aconteceu? Nada de trágico. Nenhuma hecatombe. Nenhum efeito comunizante. Não houve a instalação de uma ditadura socialista, os ricos não perderam suas propriedades, a imprensa não foi censurada.

Os números não mentem. Lula soube não fazer nenhuma bobagem e aproveitou a onda de prosperidade mundial dos últimos anos. Deixou os ricos ainda mais ricos. Tirou muitos da pobreza, inserindo-os na classe média.

Os índices de desemprego diminuíram. O salário mínimo vale mais hoje do que há oito anos. O bolsa-família tirou os miseráveis da indigência plena, embora mereça muitas críticas. O povo em geral compra, faz empréstimos. Enfim, aumentou o número de pessoas que fazem parte do mercado interno de consumo.

Lula deixará o governo com os índices de popularidade beirando a casa dos 80%. Sem dúvida teve um desempenho muito melhor do que aquele que pintavam seus adversários antes de sua primeira eleição.

Por isso, parabéns pro Lula! E que tenha uma ótima aposentadoria a partir de janeiro!

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários