Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 19 de março de 2010

Parabéns Josés

Crédito: Internet Parabéns Josés
Hoje é dia de cumprimentar todos os Josés.

Hoje os católicos celebram a figura de São José, que entrou para a História como o pai adotivo de Jesus Cristo. Descobri que o nome vem do hebraico e significa “Deus acrescenta” e que geralmente “indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios, muito conciliador e com autocontrole mesmo nas piores situações.

De fato, na Bíblia o carpinteiro José teve muito autocontrole e era dono de um coração enorme. Provavelmente viúvo de um primeiro casamento sem filhos, ele escolheu uma jovem para ser sua segunda esposa. Ela se chamava Maria e do nada veio com uma história de que estava grávida, isso antes de ambos consumarem o casamento.

José manteve a calma. Ficou triste com a suposta traição da noiva, mas não queria acreditar na desonestidade dela. Para que ela não fosse apedrejada, como mandava a lei judaica, decidiu que ele mesmo fugiria na calada da noite, assumindo a culpa para si mesmo. Mas o anjo Gabriel apareceu-lhe num sonho, contando que Maria estava grávida do Espírito Santo e daria à luz a Jesus, o Salvador.

Resumindo: José teve fé, assumiu o filho que não era seu e o criou, amando-o tanto quanto à própria esposa. Morreu em idade avançada, tendo o consolo de ambos na hora fatal. Desde então se tornou talvez o José mais famoso da humanidade.

Graças a São José, hoje é dia de homenagear os carpinteiros. E também cumprimentar todos os Josés. Acredito que você deva conhecer um monte de Josés, então dê os parabéns para eles.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários