Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 22 de junho de 2018

Para quem é indicada a Psicanálise?

Para quem é indicada a Psicanálise?

Essa é uma dúvida frequente da maioria das pessoas e sempre me deparo com esse questionamento em inúmeras conversas do dia a dia. De antemão já digo que não existe nenhuma contra indicação, não é uma prática que irá causar algum dano a sua vida ou as pessoas de seu convívio. É claro que a maioria das pessoas que buscam um Psicanalista estão enfrentando algum problema ou vários problemas e não estão dando conta socialmente, profissionalmente, no ambiente familiar, em vários outros ambientes e principalmente emocionalmente. Essas causas que levam a pessoa a procurar a análise damos o nome de demanda, que são suas principais queixas. Nós, Psicanalistas, ajudamos a atravessar as resistências com intuito de confrontar você em seu sofrimento, mas de forma satisfatória para que possa elaborar esses conteúdos e suas causas, que, por serem inconscientes geram dificuldades em serem compreendidas sem ajuda profissional. Afinal a não compreensão gera efeitos e pode te levar a desenvolver hábitos destrutivos, manias, TOCS, ansiedade, fobias, pânico e muitos outros transtornos.

O divã propicia ao analista e analisando um contato inquestionável com as demandas trazidas e com tantas outras que estão ocultas, mas que também influenciam diretamente na sua vida. E é completamente diferente de uma conversa que se possa ter com um amigo num momento de angústia, na clínica utilizamos de recursos que colocam você frente a frente com seus enigmas pessoais, não para que sofra, mas para que recorde, repita e elabore ou em outras palavras, saiba o que fazer com aquilo que descobre de si. E sim, isso pode ser doloroso enquanto prática, mas como resultado tem-se o alívio desse sofrimento.

Também é um erro a velha crença que Psicanálise é para loucos, afinal o conceito de loucura é bastante questionável e muda de tempos em tempos, são observáveis historicamente as alterações que esse conceito sofre por inúmeros motivos. E não é para loucos, é simplesmente para todos, existem lógicas em todo e qualquer sofrimento humano e é em busca dessas lógicas que se formam as já citadas demandas, é esse o caminho que ajudamos você a atravessar e a emancipar-se do senso comum, vislumbrando a sua singularidade e tornando-se responsável por ela.

A Psicanálise é para todos e sem restrições, não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda, não se sinta mal por isso ou ofendido quando alguém lhe indicar. O seu bem estar deve estar em primeiro lugar e seu sofrimento pode cessar ou, ao menos, diminuir ao longo das sessões, a pessoa mais importante em sua vida deve ser sempre você e no divã você e sua voz serão sempre bem vindos.

Comentários