Colunistas

Publicado: Domingo, 17 de março de 2019

Ocaso

Crédito: Domínio Público Ocaso

ELA SEMPRE ESTEVE ALI – a antítese da vida. Desde o primeiro vagido – o urro provocado pela primeira dor - garantia de outras mais.

Não sei dizer quando a notei escondida num canto, como um parasita semelhante a um bulbo que cresce em silêncio.

Certamente viveu submersa no grande lago infantil de difícil travessia, na turbulência das tempestades púberes ou prisioneira, quando travestida em cavaleiro de armadura e lança em punho, eu desafiava o mundo em batalhas alucinantes contra moinhos de vento.

É possível que tenha se alimentado de nesgas de sonhos, fiapos de ilusões, alegrias fugidias, das parcas generosidades recebidas ou das fugazes conquistas – tornadas fracassos nos embates seguintes.

Teimosamente se omitiu no perpétuo movimento do subir e descer que embala a vida como o sussurro do mar - calmo e inofensivo, irreconhecível durante as tormentas.

Permaneceu ali à espreita, oculta no tempo de se fazer presente ou, ainda, pacientemente acalentou desencantos e desamores, na esperança do acolhimento fácil.

De certo, no entanto, é que um dia dei por ela abrigada nas sombras. Foi o sinal. Como planta rasteira se alastrou pelo chão, lentamente e aos centímetros. Ganhou os cômodos e subiu pelas paredes, trazendo consigo um forte cheiro de mofo.

Manifestou-se na poeira dos móveis, nas cortinas em tiras, nas janelas embaçadas, nas brancas toalhas transmutadas em creme e nas louças descascadas.

Fez-se presente nas lembranças distantes dos risos infantis, dos balões coloridos, dos ancestrais e amigos ausentes, nas fragrâncias, sensações e sabores perdidos.

Não me lembro quando a vi pela última vez. Da cadeira cativa virada para fora, eu contemplava os intermináveis nascer e por-de-sol. Tantos que perderam a identidade. Tão iguais que já não sinalizavam qual era um, qual era o outro.

Comentários

História & Cotidiano

Katia Auvray

Katia Auvray

Historiadora e escritora. Autora dos livros "Cidade dos Esquecidos - A vida dos hansenianos num antigo leprosário do Brasil" e da coleção infanto-juvenil "Magia da História", sobre a história da cidade de Salto/SP. Também é Mestre Reiki.

Arquivo

17 de março de 2019

Ocaso

15 de março de 2019

A arte de cozinhar

8 de março de 2019

O presidente e o twitter

5 de março de 2019

Receita de sucesso

26 de fevereiro de 2019

Os bichos vão para o céu?