Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 13 de julho de 2007

Oba! Estamos todos de férias!

Oba! Estamos todos de férias!
Observe o comportamento do seu filho.
Quando se consegue a proeza da família tirar férias, todos  juntos, é realmente uma delícia. É um momento mágico e muita diversão pode ser programada.
 
Há os que preferem ficar em casa e assim se verem livres do relógio e do trânsito. Há os que optam por visitar os familiares distantes e matar a saudade de todos os parentes. Há também os que desejam ter um contato maior com a natureza e resolvem acampar desfrutando do ar puro, dos rios e cachoeiras. E há os que escolhem um Resort  com Equipe de Recreação para entreter as crianças.
 
Independente de qual seja a opção feita pela família, o mais importante é que estarão todos juntos desfrutando destes dias maravilhosos.
 
O estar juntos dia e noite, além de fortalecer o entrosamento entre pais e filhos é uma oportunidade maravilhosa para os pais observarem e avaliarem como está o comportamento dos seus filhos.
 
Não estou sugerindo que você seja aquele “general” que não dá sossego chamando a atenção deles a todo instante. Não é nada disso. Muito pelo contrário. O ideal é que você os observe.
 
A observação é um ato importantíssimo e deve ser exercida sem interrupção da ação observada para que se tenha conhecimento inclusive do desfecho. Mesmo que você presencie uma atitude inaceitável, não interfira de imediato. É fundamental que a criança analise e que ela mesma chegue à conclusão de que sua atitude não foi das melhores.
 
O chamar a atenção na frente dos outros acaba provocando uma sensação de vergonha e muitas vezes de raiva, além de não contribuir em nada para que ela aja diferente numa próxima oportunidade.
 
Agora, se a criança for orientada para que analise a situação, se for levada a se colocar na posição do outro, com certeza enxergará melhor sua atitude e terá embasamento para mudá-la.
 
É importante que se observe como a criança reage, por exemplo, durante um determinado jogo onde exista disputa: se ela obedece às regras; se sabe perder; se sabe ganhar; se respeita a vez dos outros participantes e como reage diante de alguma observação feita pelo coordenador da competição.
 
Se a criança está brincando no parquinho observe se ela quer sempre o brinquedo que outra criança está utilizando, se espera sua vez para utilizar o brinquedo, se pede para brincar ou simplesmente arranca a criança que está no brinquedo, se interage com as outras crianças ou fica sozinha o tempo todo, e muitas outras atitudes tão freqüentes hoje em dia.
 
Tudo que for observado tem que ser conversado e orientado.
Os pais não podem deixar passar esta oportunidade maravilhosa de orientar seus filhos. Não é sempre que você tem a chance de observar seu filho brincando com outras crianças. E não adianta fingir que não está vendo porque esta atitude irá prejudicar principalmente o seu filho.
 
Nós pais, temos a responsabilidade de formar cidadãos e um dos quesitos principais para esta formação é a orientação. É levar a criança a pensar sobre suas atitudes. Fazer com que ela mesma enxergue onde não acertou.
 
Temos que trabalhar valores como o respeito, a solidariedade, o amor entre nossos pequeninos. Somente assim teremos uma juventude saudável e feliz.
 
Ao termos esta consciência, estaremos contribuindo para que no futuro não mais se escute tantas ações bárbaras envolvendo jovens.
 
Como já disse em outras matérias: “Só dizemos não a quem amamos”.
                                              
 Boas Férias!
Comentários