Colunistas

Publicado: Sábado, 6 de janeiro de 2018

O Rei por excelência

REFLEXÃO DOMINICAL – 07.01.2018

Liturgia do Ano “B” – Epifania do Senhor

Evangelho (2, 1-12)

......

 

“”””    Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando;

“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.”

Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.

Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.

Eles responderam:

“Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: ´E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo´”.

Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo:

“Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

Depois que ouviram o rei, eles partiram.

E a estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.

Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.

Ajoelharam-se diante dele e o adoraram.

Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.    “”

........

 

De pouco tempo atrás, quase ao cabo da liturgia do Ano “C”, ocorreu a narrativa da longa viagem empreendida por Nossa Senhora, a visitar a prima Isabel, também grávida, tendo lá permanecido durante três meses.

Eis agora, de novo,  Maria e José distantes de sua casa e em lugar inóspito, diante da ameaça de Herodes.

É de se imaginar as dificuldades e os problemas vividos pela Sagrada Família, desde os primeiros dias do nascimento de Jesus.

Após o retorno para sua terra, de pormenores da vida dessa família pouco se sabe. As escrituras mencionam que o Menino crescia em idade e na graça de Deus, seus pais praticamente anônimos entre o povo.

Há referência apenas ao episódio da apresentação de Jesus no Templo, para nessa ocasião Maria ver-se aflita pela perda do filho. Depois de uma busca de três dias, encontra-o a disputar com os doutores no Templo.

Posteriormente, é nas das Bodas de Caná, que Jesus opera o primeiro milagre, a pedido de sua mãe, para transformar água em vinho. Por isso,a  ela, desde então, se atribui  saudação de Medianeira de todas as graças.

Enfim e à guisa de mera recordação, para realçar o carinho dos Magos a visitar o menino, costumava-se dar a esta data o título de Dia de Reis.

                                                                         

                                                                                       João Paulo

Comentários